Em sua 678ª reunião, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou a indicação e recondução de membros das câmaras de Ensino de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Carreira Docente. O encontro ocorreu no dia 6, no auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Durante a reunião, também foram aprovadas progressões funcionais de professores de diferentes institutos e faculdades. A tabela de pontuação para promoção de professores titulares da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) também foi aprovada.
Outro item de apreciação foram os projetos pedagógicos dos bacharelados em Química e Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, ambos aprovados.
Membros do Cepe apreciaram e aprovaram a minuta de resolução que regulamenta o chamado regime de cotutela, permitindo ao estudante de pós-graduação (mestrado ou doutorado) obter, ao mesmo tempo, títulos de mestre (ou de doutor) emitidos por duas instituições de ensino diferentes: a UnB e uma outra estrangeira. “A medida fortalece a internacionalização dos programas de pós-graduação”, destacou o relator João Costa Neto, professor da Faculdade de Direito (FD).
INFORMES – O vice-reitor Márcio Muniz destacou a recente mudança na carreira docente, que deixa de ter 5 classes e passa a ter 4: Assistente/A, Adjunto/B com 4 níveis, Associado/C também com 4 níveis e Titular/D. “Onde tem E, leia-se D a partir de agora”, disse. Lembrou que cada unidade precisa estabelecer a sua tabela de pontos para promoção de professores titulares.
Além do Cepe, a Vice-Reitoria é responsável pela Câmara de Carreira Docente e algumas comissões, como a de Políticas Afirmativas e a recém-criada Comissão de Conteúdos Étnico-Raciais para Ensino de Graduação e Pós-Graduação. A primeira reunião da Câmara de Carreira Docente está agendada para esta semana. A Comissão de Políticas Afirmativas, atualmente com 12 membros, deve ser revista, assim como a de Conteúdos Étnico-Raciais. Para facilitar a apreciação dos planos político-pedagógicos dos cursos, a comissão criada pela resolução Cepe nº 87/2023 deve ser reformulada, passando a ser dividida por áreas, informou o vice-reitor.
O decano de Ensino de Graduação, Tiago Coelho, destacou a importância de se analisar o preenchimento das vagas ofertadas pela universidade nas diferentes modalidades de ingresso. No último certame, 445 vagas não foram preenchidas de um total de 2.112 oportunidades ofertadas, três cursos não tiveram aprovados e 39% dos cursos tiveram preenchimento parcial.
O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Goulart, informou que já saiu o resultado parcial do edital Pró-Equipamentos e destacou que o prazo final de inscrições para o Edital nº 50/2024 CNPq de bolsas de mestrado e doutorado se encerra em 10 de fevereiro. Falou também sobre os preparativos para a avaliação quadrienal interna dos programas de pós-graduação, entre outros assuntos.
A decana de Pesquisa e Inovação, Renata Aquino, informou que os editais nº 1/2025, de apoio a publicações, e nº 2/2025, de apoio à participação em eventos internacionais, estão abertos. Também informou que os editais Finep CT-Infra e Centros Temáticos foram divulgados entre os pesquisadores da UnB. Já a decana de Extensão, Janaína Soares, informou que o edital Pibex acaba de ser lançado. São 300 bolsas de extensão e as inscrições vão até 6 de março.
Outro informe foi a inauguração da sala de amamentação da Biblioteca Central (BCE), no campus Darcy Ribeiro, e o início do funcionamento da creche da UnB na próxima semana. Criada em parceria com o GDF, a creche é destinada a crianças de 1 a 5 anos, sendo 30% das 120 vagas ofertadas destinadas a docentes, discentes, técnicos e colaboradores da UnB.
Confira aqui a íntegra da reunião, transmitida pela UnBTV: