PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO

Em 2024, noventa unidades estão em reforma para serem disponibilizadas para locação

Em 2023, a UnB reformou 41 apartamentos: de uso exclusivo para servidores e aqueles disponibilizados para aluguel ao público externo. Foto: SPI

Nos últimos anos, a Universidade de Brasília reformou e realizou manutenções em mais de 300 apartamentos, tanto os destinados a aluguel para o público externo quanto os exclusivos para servidores. Foram realizados desde pequenos reparos até a substituição total de pisos e revestimentos, armários e dos sistemas hidráulico e elétrico, a depender da necessidade de cada unidade. O investimento é proveniente de recursos próprios da UnB.

A técnica administrativa Emelle Cruz mora, há três meses, em um dos apartamentos reformados. Para ela, a oferta de imóveis exclusivos para servidores contribui para o bem-estar e permanência do quadro funcional da Universidade. “Você está perto do trabalho, próximo a mercados, hipermercados, shoppings, hospitais, e por um custo abaixo do mercado, dado o subsídio da UnB”, avalia.

A sevidora técnica Emelle Cruz conta que a unidade onde mora passou por uma reforma ampla e recebeu mobiliário novo. Foto: Arquivo pessoal

Emelle conta que está tendo “uma ótima experiência” com o imóvel. “O apartamento foi totalmente reformado e pintado antes de eu me mudar. Várias mobílias novas, como, por exemplo, o armário da cozinha, a pia, a bancada da pia, o tanque, as torneiras, os vidros temperados da cozinha e dos dois banheiros”, detalha.

Somente em 2023, 41 imóveis passaram por melhorias. Agora, após a assinatura em fevereiro de um contrato adicional de R$ 5,3 milhões e mais o contrato regular, de R$ 6,77 milhões, cerca de 90 unidades passarão por manutenção e serão oferecidas para aluguel. Com as melhorias, a UnB deve economizar R$ 80 mil por mês com condomínio, e arrecadar R$ 200 mil em aluguéis, mensalmente. Assim, as melhorias representam um retorno na ordem de R$ 3,36 milhões por ano.

A reitora Márcia Abrahão lembra que a maior parte dos recursos para investimentos são oriundos dos aluguéis dos imóveis da Universidade e de projetos. “A nossa missão é fazer ensino, pesquisa e extensão de excelência com compromisso social. Mesmo com redução orçamentária nos últimos anos, chegando a não receber recursos de investimento do governo federal, temos conseguido investir na manutenção da infraestrutura da UnB, tanto nos campi como nos imóveis residenciais e comerciais, alguns depois de décadas. Iniciamos a gestão melhorando também as áreas comuns da Colina, uma demanda antiga dos moradores.”

GESTÃO DO PATRIMÔNIO – Além da arrecadação e da economia, a secretária de Patrimônio Imobiliário, Dioney Magalhães, enumera pontos positivos da iniciativa.

A secretária de Patrimônio Imobiliário, Dioney Magalhães, explica que as manutenções evitam prejuízo e garantem a conservação dos imóveis. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

“O primeiro é o cuidado com o patrimônio, que por décadas não foi prioridade e ficou sem manutenção. Essas manutenções contribuem para a qualidade de vida das pessoas, asseguram a durabilidade dos imóveis e evitam acidentes e prejuízos. O segundo é dar celeridade à lista do edital que atende à Política de Moradia da UnB”, detalhou.

A previsão é de que, nos apartamentos maiores e mais antigos – alguns com mais de 40 anos –, os serviços levem em média três meses para serem realizados, com o investimento variando entre R$ 95 mil e R$ 240 mil, como no caso de coberturas que ultrapassam os 100m². Para os imóveis menores e mais novos, a duração da obra é estimada em 45 dias, com custo avaliado em R$ 70 mil. São unidades que têm dois, três ou quatro quartos. Devido a essas variáveis, considerando o limite de saldo e prazo, a estimativa é de aproximadamente 90 imóveis reformados.

Os apartamentos de uso exclusivo que serão recuperados estão localizados na Colina, na SQN 205 e na SQN 206. Já os residenciais destinados ao público externo que passarão pela benfeitoria ficam na SQN 109, na SQN 212, na SQN 214 e na SQN 310.

SEGURANÇA – A UnB também está instalando novos Sistemas de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA) em 24 prédios, localizados na Colina, na SQN 109, na SQN 205 e na SQN 206, além dos edifícios OK e Anápolis.