Atividades são voltadas ao controle do robô Sparki

Na quarta-feira (26), os estudantes de Engenharia Elétrica e de Software da Universidade de Brasília Felipe de Souza, Ana Carolina Carvalho e Stefane Souza guiaram uma oficina no campus do Gama sobre como programar o robô Sparki para obedecer a comandos.

Cerca de 15 alunos participaram da atividade e aprenderam a comandar ações simples como andar para frente, para trás, parar e até fazer o robô se movimentar em forma quadricular.

Um dos pré-requisitos para se inscrever no workshop era ter algum conhecimento sobre programação. Durante quatro horas, os participantes se dividiram em grupos para aprender, na prática, como controlar o Sparki por meio de códigos já estabelecidos.

Segundo um dos monitores, essa oficina foi uma amostra do projeto que existe em algumas escolas públicas do Gama e do Plano Piloto. “O objetivo é mostrar aos alunos do ensino médio como a teoria é aplicada na prática e incentivá-los a ingressar na universidade nos cursos de Engenharia. Além de prospectá-los como futuros monitores”, comenta Felipe.