RECEPÇÃO

Decanos e reitora Márcia Abrahão recepcionam estudantes em aula inaugural. Servidores e alunos veteranos acolheram calouros com música, pipoca e poesia

Ações de acolhimento marcaram #InspiraUnB do primeiro semestre de 2018. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Mais de 800 estudantes da UnB – a maior parte deles calouros – participaram da aula magna #InspiraUnB na manhã desta quarta-feira (7). Orientações para a vida acadêmica, atividades artísticas e uma palestra que abordou cidadania e humanidade foram oferecidos durante o encontro, que aconteceu no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro.

A reitora Márcia Abrahão saudou a comunidade discente lembrando a grande expectativa que está sobre cada um. “O país deposita a confiança de que, em alguns anos, vocês estarão devolvendo o conhecimento adquirido para a sociedade. Esperamos que vocês levem adiante o espírito da UnB”, disse.

Ao lado dela estiveram os decanos de Assuntos Comunitários, André Reis, de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, de Extensão, Olgamir Amancia, de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, e de Pós-Graduação, Helena Shimizu.

Administração superior da Universidade saudou estudantes em evento de boas-vindas. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Sérgio de Freitas destacou a necessidade de participação de cada estudante na busca por uma UnB Mais Humana. A reitora Márcia Abrahão pediu o envolvimento de todos para que a excelência da instituição seja mantida e até ampliada. "Com o empenho, as propostas e as soluções trazidas por vocês, seremos sempre mais fortes. Juntos temos capacidade de aumentar o reconhecimento e a influência da Universidade de Brasília no Brasil e no mundo", afirmou.

Formadas por estudantes da graduação, as baterias Insana, da Medicina, e Olímpia, do Direito, agitaram o público. Completando a programação musical, o grupo vocal Madrigal e o Coro Sinfônico Comunitário da UnB entoaram o hino nacional, sob a regência do maestro e professor do Departamento de Música David Junker.

IMPRESSÕES “Eu estou achando tudo muito incrível aqui na UnB. O campus do Gama é muito legal. A Universidade como um todo me impressionou e esta primeira vez no Darcy Ribeiro está sendo inesquecível”, contou o estudante Daniel dos Santos Filho, que acaba de ingressar no curso de Engenharia. O calouro veio de Macapá há duas semanas e demonstrou muita alegria por fazer parte da instituição.

Sentimento compartilhado pela também caloura Beatriz Moura. Recém-aprovada para Saúde Coletiva, ela disse ter certeza de que queria entrar na UnB após descobrir que a instituição está entre as dez melhores do país. Ela se animou com a palestra da convidada Elisa Lucinda. "Foi ótimo ouvi-la e conhecer a trajetória de vida dela. Adquiri conhecimento nesta manhã", considerou.

Balcão de poesias foi espaço para integração em evento no Centro Comunitário. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

MAIS INSPIRAÇÃO – Todos nós precisamos de um poeta é o nome do projeto do Serviço de Orientação Universitária (SOU) que esteve disponível aos estudantes durante o evento desta quarta. A ideia surgiu a partir da recepção feita pelos tutores que atuaram nos dias de registro acadêmico.

“Percebemos que esse momento de chegada do novo estudante demanda muito da questão afetiva. Assim, passamos a apostar na poesia como um espaço de conexão, de encontro, e também de provocação”, conta Marina Machado, psicóloga escolar do SOU.

Para o #InspiraUnB, além das poesias criadas pelos tutores, a equipe levou, aos presentes, poemas de Elisa Lucinda, que falou sobre a importância da poesia e da palavra. Os participantes também puderam criar seus próprios textos na hora.

Outra iniciativa acolhedora que teve veteranos envolvidos foi a distribuição gratuita de pipoca. Estudantes de diversos cursos da Universidade se voluntariaram. “Trouxemos pipoca e um pouquinho mais de alegria para os novos alunos, nesse dia de celebração”, disse o estudante Lucas Nunes, da Engenharia Mecânica.

A receptividade encontrada e a qualidade da instituição impressionaram Amon Chagas, calouro de Letras – Japonês. "Tudo aqui na Universidade tem me deixado surpreso. Há muita novidade em relação ao meu cotidiano e também muita diversidade. As aulas e os professores são sensacionais. Eu realmente estou gostando muito da UnB", declarou.

>> O poder transformador da palavra: Elisa Lucinda emociona público na #InspiraUnB

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB