TRÂNSITO

Especialista no tema, professor estadunidense Peter Furth compartilhou boas práticas no trânsito em palestra e pedalou pelo campus Darcy Ribeiro

 


Professor Peter Furth destacou a priorização dos pedestres e ciclistas como fator para tornar a mobilidade urbana sustentável. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

“Acredito que não é segredo para nenhum de nós que o trânsito seja um grande problema para nossa sociedade. Talvez muitos de vocês tenham sido tocados por perder algum amigo no trânsito.” Foi assim, provocando uma reflexão geral, que Peter Furth, professor da Northeastern University de Boston (EUA), despertou a atenção do público durante palestra do Seminário Internacional sobre Segurança no Trânsito Sustentável.

 

Realizado nesta quarta-feira (23) no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT) da UnB, o evento integra as ações da campanha Maio Amarelo para conscientização sobre o trânsito, promovida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) em parceria com a Universidade.

 

Autoridade na área de transportes e mobilidade nos Estados Unidos, Furth tem uma preocupação: tornar o trânsito mais seguro no mundo e, sobretudo, em seu país – um dos líderes mundiais nas causas de morte por acidentes de tráfego entre jovens. Isso significa, segundo o especialista, dar condições adequadas para que as pessoas possam utilizar outras formas de locomoção sustentáveis, como bicicleta e caminhada. 

 

Para o palestrante, o maior indício da falta de segurança nos deslocamentos em várias cidades é a ausência de pedestres e ciclistas nas ruas, comparado ao aumento considerável no número de veículos. “Já é chegada a hora de convertermos o ciclismo em um modo habitual de locomoção na cidade. Se tornarmos o ambiente seguro para as pessoas usarem bicicletas, elas usarão”, opina. Em sua passagem pela capital, o docente realizou passeios ciclísticos na zona central da cidade e no campus Darcy Ribeiro da UnB.

 

>> Confira imagens do passeio ciclístico de Peter Furth na UnB, promovido pelo coletivo Bicicleta Livre

 

EXEMPLO MUNDIAL – Peter Furth acredita que experiências bem-sucedidas podem estimular uma mudança de cultura entre gestores públicos e população. É o caso de países como a Holanda, em que a mobilidade sustentável passou a ser tratada como prioridade. O país é um dos que possui maior número de ciclistas, além de ter uma das menores taxas de mortalidade relacionada ao uso de bicicleta no mundo. Esse patamar foi alcançado graças a implementação, na década de 1990, de um programa de segurança sustentável no trânsito, com incentivo de práticas voltadas à valorização da mobilidade ativa.

 

É nessa experiência que o especialista tem embasado seus estudos e palestras sobre o tema, levados a todas as partes do globo. Furth acredita que o planejamento sob essa perspectiva inverte a lógica de concepção de uma estrutura urbana que beneficie os condutores de veículos, para favorecer o deslocamento dos grupos mais vulneráveis – pedestres e ciclistas. “É muito mais fácil mudar a infraestrutura do que a conduta das pessoas”, admite.

 

Furth se orgulha em utilizar a bicicleta em trajetos diários até seu local de trabalho. No entanto, ele reconhece que a possibilidade não atrai tantas pessoas, em razão do nível de estresse viário no dia a dia de muitas cidades, além da falta de segurança para os usuários. Em Boston, cidade onde mora, a falta de acessibilidade das vias para usuários de bicicletas trazia, em 2015, uma realidade: apenas 1,3% das pessoas conseguiam chegar ao trabalho de bicicleta por ruas com baixo nível de estresse, ou seja, aquelas em que pedestres e ciclistas podem trafegar tranquilamente.

 

A situação só mudou com implantação de ciclovias em ruas com menor tráfego. Embasado no planejamento holandês, ele considera a adoção das ciclofaixas em vias de mão única e das ciclovias separadas de outras pistas como algumas soluções para a mobilidade urbana. “Assim como os pedestres, as bicicletas também são vulneráveis. Precisamos separá-los do trânsito. Isso significa limitar a exposição de seus usuários ao perigo", defende. 

Pedalada promovida pelo coletivo Bicicleta Livre apresentou a Peter Furth iniciativas para incentivo ao uso de bicicleta na UnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

NÍVEL LOCAL – Em Brasília desde terça-feira (22), Furth dedicou um tempo para conhecer a cidade e o funcionamento de seu sistema de mobilidade, durante uma pedalada promovida pelo Detran-DF. Entre os problemas identificados pelo especialista, está a travessia subterrânea de pedestres e ciclistas no Eixo Rodoviário, considerada insegura devido à falta de luminosidade. Outro diagnóstico do pesquisador diz respeito à necessidade de se avançar na priorização da mobilidade ativa.

 

Ainda que de forma incipiente, algumas iniciativas já têm sido tomadas na cidade para incentivar o uso de bicicletas. O aumento pôde ser observado com a implantação de estações para uso compartilhado do modal. A iniciativa integra o plano de ciclomobilidade +Bike, lançado pelo governo local.

 

Até o ano passado, o campus Darcy Ribeiro da UnB possuía cinco das estações instaladas pela cidade, o que resultou no aumento considerável do número de viagens pelo sistema: de 68 mil, chegaram a 109 mil por mês. 

 

É também no campus onde há maior demanda por retirada das bicicletas. De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade do Governo de Brasília, em abril deste ano, 20,59% dos empréstimos ocorreram em algum ponto da Universidade. O fato estimulou o governo a inaugurar, nesta semana, duas novas estações, nas quadras 408/409 e 410/411 da Asa Norte, visando atender mais usuários da região.

Detran-DF e UnB se unem em evento para mobilizar a população em favor do trânsito seguro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

CONSCIENTIZAÇÃO – Promovido pelo Detran-DF, junto com o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da UnB, o Seminário Internacional sobre Segurança no Trânsito Sustentável reuniu a comunidade acadêmica e profissionais da área para discutir boas práticas para garantia de um trânsito seguro e sustentável.

 

Autoridades do Detran-DF, da Polícia Federal (PF), da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP), da Subsecretaria de Planejamento da Mobilidade (Semob), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além de professores e gestores da UnB, prestigiaram a abertura do evento.

 

>> A edição 18 da revista Darcy traz um dossiê especial sobre mobilidade urbana

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