TUDO CERTO

Reparos e melhorias em infraestrutura fazem parte do pacote de ações realizadas durante as férias para que a comunidade acadêmica se sinta confortável a partir desta segunda (9)

De acordo com prefeito Valdeci Reis, o cuidado com os jardins torna a Universidade cada vez mais atrativa à comunidade externa. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Nesta segunda-feira (9), os quatro campi da UnB voltam a receber o fluxo de milhares de pessoas. Estudantes e professores que estavam em férias, retornam às suas atividades. É nesse dia também que 5.600 novos estudantes conhecerão melhor a nova casa em que viverão experiências enriquecedoras.

Além das diversas atividades preparadas pela Comissão de Boas-Vindas, que incluem as aulas inaugurais #InspiraUnB em 10 e 11 de março, outros pontos de atenção estiveram no radar da administração da Universidade para começar bem o 1º/2020.

A infraestrutura dos campi foi melhorada. O prefeito Valdeci Reis afirma que foram realizadas reformas em banheiros, retiradas de pichações, melhorias em áreas de convivência, instalações de ar condicionado e revestimento em paredes para melhorar a climatização, entre outras ações. “Imagino que, quando o estudante vir a Universidade limpa e bem cuidada, isso deva aumentar seu senso de pertencimento”, opina o gestor.

O decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, ressaltou os preparativos para aspectos gerais de recepção e na mentalidade da administração da Universidade. “Desejamos melhorar cada vez mais o acolhimento do início de semestre, tanto para que os novos estudantes entendam logo como funcionam as dinâmicas da instituição como para que os veteranos continuem encantados com a UnB”, diz.

Proporcionar boas experiências aos estudantes é um dos compromissos da administração superior, segundo o decano de Ensino de Graduação, Sérgio Freitas. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA), por exemplo, entra no rol de melhorias providenciadas pela gestão. A plataforma tem lançamento previsto para acontecer ainda neste semestre e facilitará as atividades de estudantes, professores e gestores acadêmicos.

“Diferentes portais [para estudantes, professores e coordenadores] em uma mesma plataforma permitirá o acesso amplo da comunidade, de forma pública e transparente”, esclarece. “Os estudantes também poderão acompanhar o próprio rendimento ao longo do semestre”, complementa.

>> Saiba mais sobre o SIGAA

Como tema para o ano, o decano ressalta a importância do engajamento da comunidade ao tema adotado na campanha institucional de 2020: UnB no coração de Brasília. “A Universidade está preparada para recebê-los e deseja um ótimo ano, tanto no desenvolvimento pessoal quanto na vida acadêmica. Que todos possam realizar suas experiências plenamente!”, deseja.

OUTRAS AÇÕES – Em período de contenção de gastos, ações econômicas são indispensáveis para a manutenção da Universidade. Seja na hidráulica, na elétrica ou no paisagismo, a Prefeitura (PRC) e o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), estão comprometidos com medidas sustentáveis para garantir a execução das atividades durante o semestre.

Quase sexagenário, o campus Darcy Ribeiro possui estruturas originais, sujeitadas às ações do tempo. As encanações são um exemplo, e, para evitar o desperdício de água e controlar danos nas tubulações, foram instaladas válvulas de redução de pressão no ICC, maior prédio no campus.

Com dedetização e mapeamento de possíveis focos de dengue, a Prefeitura busca minimizar os riscos à saúde da comunidade acadêmica.

"Nas férias, é quando a Prefeitura mais trabalha", compartilha o prefeito Valdeci Reis. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Biblioteca Central (BCE) ampliou o número de tomadas para melhor atender os usuários. O espaço ainda teve cerca de mil lâmpadas trocadas. Após levantamento sobre a iluminação pública, a PRC deu início ao processo de troca de lâmpadas a vapor por modelos em LED em todos os campi. “Quando trocamos essas lâmpadas, melhoramos a iluminação e progredimos para aprimorar a sensação de segurança da comunidade como um todo”, afirma Valdeci Reis.

A Prefeitura também está trabalhando para expandir a quantidade de câmeras pelos campi e atualizar modelos ultrapassados. Valdeci Reis ressalta que as unidades acadêmicas poderão requisitar câmeras para melhorar seus sistemas internos de segurança e aumentar a tranquilidade desses espaços acadêmicos.

Ainda sobre a segurança, a poda de árvores e o corte de grama são recursos adotados pela PRC. A revitalização de jardins na Universidade é fruto de ação colaborativa entre professores e estudantes. O prefeito lembra que, como resultado dessas ações, as áreas verdes da instituição têm atraído cada vez mais a comunidade externa.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

Saiba mais sobre os preparativos para a volta à aulas:

>> Com aulas prestes a começar, comitê instituído para monitorar o Coronavírus na UnB dá instruções

>> Programação diversa marca abertura do semestre letivo

>> Convidado para o início do semestre, Sidarta Ribeiro faz apelo pela valorização da ciência