ENTREVISTA

Em material produzido pela UnBTV, Paulo César Marques tira dúvidas da comunidade

 

Um período excepcional como o que atravessamos desperta muitas dúvidas. As que estão ao nosso alcance, temos buscado responder da melhor forma possível. Após ouvir especialistas da UnB e esclarecer pontos importantes sobre a Covid-19, a UnBTV acaba de publicar uma série de vídeos curtos sobre aspectos do funcionamento administrativo da Universidade de Brasília.

Neles, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Paulo César Marques, esclarece questionamentos de forma objetiva e reforça que os canais oficiais da UnB são o meio mais adequado para obter informações confiáveis sobre a instituição. Existe até um FAQ específico no ar.

Clicando no vídeo abaixo, você tem acesso ao primeiro de sete vídeos. Ele trata sobre contratos de estágios, que têm sido alvo recorrente de dúvidas. Outros temas, como funcionamento do Restaurante Universitário (que está preparando marmitas) e decisões sobre calendário acadêmico são abordados pelo chefe de gabinete. Abaixo do vídeo, estão todas as perguntas e respostas por escrito.

 

Série de vídeos curtos da UnBTV esclarece pontos do funcionamento administrativo da Universidade:

 

UnBTV: Como ficam os contratos de estágio?
PC Marques: A DAIA funciona, remotamente. Em princípio, está funcionando usando o e-mail, que é a base de funcionamento da Universidade nesses dias. Existem atividades que demandam a presença física. O que for estágio supervisionado, estágio curricular, tudo isso pode ser feito eletronicamente, não tem nenhuma interrupção. Os demais estágios, que dependem de contratação, a gente tem duas categorias diferentes: os processos que já foram iniciados, que já estão em andamento – esses vão ter continuidade no atendimento no posto da DAIA, no ICC, em regime de plantão, às terças e quintas de manhã das 8h ao meio-dia. Mas é importante que apenas os processos já iniciados, que estão em andamento, apenas nesse caso os estudantes procurem o posto da DAIA. Neste estágio, nós não temos condições de dar início a nenhum processo de estágio que demande a presença física, a movimentação de papel na Universidade.

Qual a orientação para estagiários da saúde?
Não temos uma orientação geral. Todo estagiário tem sua supervisão. É partir daí, a partir dessa cadeia, que a gente vai ter as instruções. Todo mundo que trabalha na área de saúde, ligada à área de saúde, todo mundo vai ter um regime diferenciado. Porque se espera exatamente desses profissionais, desses aprendizes, desses estagiários, se espera um esforço redobrado nesse momento diante da crise que estamos vivendo com essa pandemia. Mas o canal de comunicação não vai ser um canal geral da Universidade. Vai ser via os supervisores de cada estágio.

Como ficam pesquisas e projetos?
A gama de atividades de iniciação científica, atividades de laboratório na graduação, na pós-graduação, nas mais diversas áreas de conhecimento, é uma gama muito ampla, um espectro muito grande. Então, é importante que os alunos, estudantes, procurem na primeira instância os seus orientadores de iniciação científica, os coordenadores de seus projetos de extensão, os seus orientadores de mestrado, de doutorado. São os professores que vão buscar as condições de viabilização da utilização de laboratórios se for o caso, se for necessário e se for possível. Mas o primeiro ponto focal, o primeiro ponto a ser buscado é o orientador, o coordenador do projeto.

Como fazer o trancamento de matrícula?
Para essa atividade, nós já temos o peticionamento on-line e isso não tem interrupção. Todos os serviços que têm essa possibilidade de acesso eletrônico estão mantidos. Então, os processos de trancamento têm o seguimento normal via peticionamento on-line.

Quando procurar a SAA?
Atividades relacionadas com assistência estudantil, por exemplo, ou outros serviços que são oferecidos, no geral, pela Universidade é importante buscar a Coordenação de Acolhimento da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). Existem os endereços de e-mail, você acha isso na página da Universidade [Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.]. E, para as questões mais gerais, é importante buscar esse acolhimento. Para as questões estritamente acadêmicas, o ponto mais rápido de buscar a solução é o coordenador do curso de graduação, do programa de pós-graduação.

Como fica o funcionamento do RU?
O restaurante do campus Darcy Ribeiro vai funcionar fornecendo a alimentação à base de marmita. Não vai ter o serviço de ingestão do alimento dentro do restaurante, mas é possível agendar o fornecimento das marmitas. Seja para retirar a marmita do restaurante, seja, no caso dos moradores da CEU, a entrega. O restaurante vai fazer a entrega das marmitas na própria Casa do Estudante.

Como fica o calendário acadêmico?
Essa situação ainda não está definida. Nós fazemos como acontece sempre que é preciso interromper de alguma forma as atividades normais. A gente mantém as atividades na medida do possível e quando as condições normais são restabelecidas, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) se reúne e define as datas finais que, na prática, significa estender o semestre. Mas a gente só faz isso depois de retomar o ritmo normal das atividades e avaliar o que foi feito e em que condições foi feito no período de, digamos, anormalidade. Então, isso que vai acontecer: quando as condições forem reestabelecidas, com o funcionamento normal da Universidade, o Cepe se reúne e redefine as datas finais do calendário acadêmico.

Veja também:
>> Especialistas orientam sobre medidas para proteger a população do coronavírus

 

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.