NOVIDADE

Este é o terceiro serviço disponibilizado pelo Peticionamento Eletrônico, implantado no início do ano. Iniciativa faz parte do programa Simplifica UnB

O estudante interessado poderá solicitar o trancamento justificado diretamente pelo SEI. Clique na imagem e acesse o manual completo. Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

Uma das ações do programa Simplifica UnB, o peticionamento eletrônico teve início em janeiro de 2019 e, a partir desta segunda-feira (7), disponibiliza novo serviço: o trancamento justificado. Essa opção é relativa ao trancamento geral ou parcial justificado por motivos que impedem a continuidade do curso, como razões de saúde ou afastamentos para estudos no exterior.

A requisição poderá ser feita, a partir de agora, sem a necessidade de se dirigir a um dos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) nos campi, sendo realizada diretamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no Portal do Aluno.

Os detalhes sobre o serviço e as modalidades do trancamento justificado estão disponíveis no Manual de Trancamento Justificado – versão 1.0, que contempla ao todo dez passos para a conclusão da solicitação. É importante ressaltar a necessidade de anexar os comprovantes de acordo com a modalidade pleiteada.

>> Acesse todos os manuais disponíveis referentes ao peticionamento eletrônico

Veja o passo a passo para acessar o recurso. Clique na imagem para acessar o manual. Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

Vale lembrar que já estão disponíveis para solicitação on-line o aproveitamento de estudos e a alteração de opção.

AVALIAÇÃO – Para o presidente da comissão permanente do Simplifica UnB, o vice-reitor Enrique Huelva, o retorno tem sido muito positivo. “Além da facilidade e comodidade para o estudante, a iniciativa gera mais transparência e eficácia, pois é possível acompanhar todo o andamento do processo”, defende.

A ferramenta digital também traz benefícios para todos os atores envolvidos no processo. “O peticionamento eletrônico tem apresentado bons resultados, com a redução dos prazos de tramitação dos processos, a transparência no acompanhamento das solicitações e a eliminação da etapa antes obrigatória de recepção presencial da demanda, o que tende reduzir o atendimento via balcão”, considera a diretora de Processos Organizacionais (DPR), do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Luciana Couto.

O vice-reitor também aponta como outras vantagens a avaliação qualitativa do processo, podendo identificar gargalos e melhorar o fluxo, e a possibilidade de dedicação a um atendimento presencial mais humanizado, focado em questões que realmente precisam do contato face a face.

Desde que a ferramenta foi implementada, foram realizados 6.546 processos de aproveitamento de estudos. Nesse caso, houve redução no tempo de tramitação, que caiu de 65 para 33 dias, comparando o mesmo período (entre fevereiro e setembro) de 2018 e 2019.

SOBRE O PETICIONAMENTO – Além da SAA e da DPR/DPO, também estão envolvidos no desenvolvimento do canal o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o Centro de Informática (CPD) e o Arquivo Central (ACE).

A expectativa é que outros serviços sejam disponibilizados até 2020. Os processos estão sendo priorizados conforme o volume e a demanda acadêmica. O presidente da comissão permanente do Simplifica UnB informa que já está sendo iniciado o projeto de mapeamento do processo de concessão de crédito em língua estrangeira, que deve ser o próximo serviço a integrar o peticionamento eletrônico.

O programa Simplifica UnB foi criado em 2017 com o objetivo de aperfeiçoar a gestão administrativa e acadêmica da Universidade de Brasília.

Saiba mais:

>> Alunos já podem alterar opções de curso pela internet

>> Aproveitamento de estudos está disponível pela internet

>> Emissão de diplomas digitais chega à pós-graduação

>> Em dois anos, UnB dá salto de modernização e excelência

>> Alunos podem acessar histórico escolar e novas declarações pela internet

>> UnB emite 41,8 mil documentos digitais em um mês

>> UnB emite diplomas com certificação digital

>> Documentos da vida acadêmica acessíveis pela internet

>> Reitoria apresenta mudanças no Simplifica UnB

>> DAF e DPO expõem panorama do primeiro ano de gestão

>> Contratação de professores substitutos terá mudanças