O pagamento para participação em eventos acadêmicos e para publicação de artigos em periódicos vai ficar mais fácil com novos procedimentos adotados pelo programa Simplifica UnB. A mudança vai facilitar a vida de quem submete e de quem gerencia e autoriza o pagamento. O novo passo a passo consta nos manuais elaborados para orientar quem necessita destes serviços.
>> Acesse o Manual para pagamento de inscrição em eventos acadêmicos
>> Acesse o Manual para pagamento de publicação de artigo em periódico
Os manuais oferecem orientações sobre os novos procedimentos a serem adotados em duas situações: quando os recursos das bolsas e auxílios são oriundos da própria UnB, e quando são repassados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O fluxo dos processos se diferencia de acordo com a fonte de financiamento.
A abrangência (nacional ou internacional) do evento ou do periódico científico também implica em variações no fluxo dos processos. Para informar de maneira simples e objetiva essas diferenças, os manuais oferecem checklists para cada caso.
Um dos principais problemas que os novos procedimentos vêm solucionar é a quantidade de devoluções de documentação e retrabalho por parte de quem solicita o pagamento. “Por uma falta de padrão na submissão do processo, eram gerados excessos de instâncias e loopings eternos de devolução. A principal ideia é padronizar e simplificar o fluxo”, explica Luciana Couto, diretora de Processos Organizacionais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPR/DPO), diretamente envolvida na implantação dos novos modelos.
A inclusão de formulários específicos no SEI, com informações adicionais de preenchimento e do arcabouço legal desses processos, é parte das medidas para facilitar o trabalho dos docentes, estudantes e técnicos, como destaca a decana de Administração, Rozana Naves. “Os processos de pagamento de publicação de artigos e inscrição em eventos, quando envolvem os serviços de pessoa jurídica, são de média complexidade porque se submetem à legislação vigente sobre contratações por dispensa de licitação”, completa.
Para o vice-reitor, Enrique Huelva, “a simplificação desses processos, no âmbito do Simplifica-UnB, vem não só tornar mais eficiente a gestão, deve também contribuir para os indicadores de pós-graduação, pois facilitarão a comunicação científica de nossas pesquisas em congressos e periódicos, nos níveis nacional e internacional".
É como também pensa a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter. “Os processos de simplificação representam um avanço da UnB no sentido de focar o resultado do produto acadêmico decorrente dos projetos, e não os meios utilizados. O Simplifica vem produzindo processos que são menos burocráticos e mais céleres, mas garantindo o cumprimento de normativos federais”, conclui.
CONHEÇA – Desde 2018, o Simplifica UnB promove inovações para facilitar trâmites burocráticos na instituição. Nos últimos anos, questões que só eram resolvidas pessoalmente foram dinamizadas por meio do digital.
O diploma digital, as soluções do Peticionamento Eletrônico e os novos trâmites para a concessão de bolsas e auxílios a estudantes e pesquisadores são alguns exemplos de ações que já foram implantadas pelo programa.
Leia também:
>> UnB tem 53% de seus programas de pós-graduação com notas entre 5 e 7
>> Em visita à FS, reitora ouve demandas da comunidade acadêmica
>> Auditor-chefe da UnB é reconduzido ao cargo
>> CAD aprova moradia estudantil para residentes em saúde
>> Servidora técnica Marta Emília Teixeira é agraciada com Mérito Universitário
>> Nova diretoria da FAV toma posse
>> Jean Kleber de Abreu Mattos é o primeiro professor emérito da FAV
>> Observatório Sismológico recebe representante da ONU
>> Semana Universitária termina com uma exaltação à universidade necessária