VOLTA ÀS AULAS

Cerca de dois mil alunos participam de cerimônia de boas-vindas no Centro Comunitário. Aula magna é ministrada pelo médico epidemiologista Pedro Tauil e pelo pedagogo português José Pacheco

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O primeiro dia de aula na Universidade de Brasília é tradicionalmente marcado pela recepção aos calouros dos quatro campi da instituição. Na manhã desta segunda-feira (7), cerca de dois mil alunos estiveram no Centro Comunitário Athos Bulcão para a cerimônia de boas-vindas deste semestre letivo. Além do primeiro contato com a administração superior da Universidade, os novos estudantes puderam desfrutar de diversas atrações culturais e das aulas magnas com o médico epidemiologista e professor da UnB Pedro Tauil e com o pedagogo português e fundador da Escola da Ponte José Pacheco.

Boas-vindas: Jornalista Sônia Bridi conta um pouco da sua trajetória para calouros

O evento começou com a apresentação da bateria Insana, grupo composto por alunos de Medicina da UnB. Ainda na parte musical, o forró instrumental do grupo Meninas do Juá animou os estudantes no intervalo entre as palestras. Na entrada, cada aluno recebeu uma sacola com lanche e um kit, composto por caderneta, caneta, garrafinha, folder do Diretório Central dos Estudantes e um mapa do campus. Houve também a distribuição de pipoca e algodão-doce.

Foram instalados, ainda, stands da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura; da Diretoria de Diversidade e do Serviço de Orientação ao Universitário. Além de prestarem atendimento e fornecerem informações aos novos alunos, nos espaços também era possível realizar inscrições para oficinas que ocorrerão ao longo da semana. Também foi organizado um espaço para pintura interativa e colocado um painel no formato de árvore, onde os alunos poderiam expressar o sentimento de ingressar na universidade.

Participação dos calouros no desenho da tela interativa de pintura.
Participação dos calouros no desenho da tela interativa de pintura. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A arte no painel de pintura interativa atraiu a ingressa em Artes Plásticas Fernanda Brauner, de 27 anos, durante a recepção. Ela considera a multidisciplinaridade como uma das principais vantagens que a Universidade oferece. "Entrar na UnB não é só ingressar em um curso, mas ingressar numa comunidade cultural e de conhecimento. Aqui farei Artes, mas posso ter contato com outras áreas e isso é um enriquecimento muito grande", relata.

O paulista de Mogi das Cruzes Paulo Roberto Machado, de 45 anos, optou por fazer sua primeira graduação na UnB por considerá-la a melhor instituição nacional na sua área, Ciência Política. Ele se diz muito animado e espera aproveitar ao máximo a oportunidade. "As expectativas são muitas. Espero aprender sobre minha área de estudo, poder participar da iniciação científica e explorar tudo que for possível", conta o estudante.

Estudante Iury Moraes é o primeiro surdocego a ingressar na UnB
Estudante Iury Moraes é o primeiro surdocego a ingressar na UnB. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Ingressos por meio do PAS, os colegas Victor Teodoro e Bruna Hernandes, ambos calouros do curso de Design, elogiaram o evento. A qualidade das palestras, logo no primeiro dia de UnB, e a mensagem deixada pelos convidados foi um dos pontos que mais chamou a atenção de Victor. "É inspirador ver profissionais que conseguiram chegar tão longe nas suas carreiras".

Já Bruna elogiou a recepção dos novos alunos pelos veteranos. "É muito bom esse ambiente, essa hospitalidade com os calouros, ver que se preocupam com a gente", diz.

INCLUSÃO - O estudante Iury Moraes, de 22 anos, será o primeiro surdocego a ingressar na Universidade de Brasília. Ele entra para o curso de Língua de Sinais Brasileira – Português como Segunda Língua. Para ele, formar-se pela UnB, além de ser um sonho, é uma oportunidade de ajudar outras pessoas como ele a alcançar o ensino superior. "Tenho expectativas de que eu possa contribuir em vários projetos da UnB e ajudar outros tantos surdos e cegos e inspirá-los para que também possam chegar até aqui".