COMUNICAÇÃO

21º Encontro de Pesquisadores em Jornalismo e 13º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo acontecem entre 8 e 10 de novembro, no Darcy

 

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) realiza, de 8 a 10 de novembro, o 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e o 13º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJOR).

Será o momento de fazer um balanço dos últimos vinte anos da entidade, cuja fundação aconteceu em Brasília, em 2003, e também de apontar quais são as principais questões que vão movimentar o futuro do jornalismo. Quem aponta essa tendência é Rafael Bellan, diretor científico da SBPJor.

Rafael Bellan é o diretor científico da SBPJor. Foto: Arquivo pessoal

 

“Estamos passando por uma virada política, ideológica, de crise epistêmica e ambiental, que tem dificultado esse processo de emancipação que nós tentamos disseminar na comunidade científica. Os trabalhos aprovados, que serão mostrados nos grupos de trabalho da SBPJor, demonstram que o campo do jornalismo aceitou o desafio e tem tentado soluções para ele”, antecipa.

Dos 203 trabalhos aprovados, 33 são do Encontro de Jovens Pesquisadores. Os trabalhos foram divididos em 10 eixos temáticos, entre eles gênero, desinformação e inteligência artificial. Bellan afirma que o protagonismo feminino vai perpassar todo o evento.

“Estivemos em diversas reuniões com as redes de pesquisa no ano passado e foi definido que o destaque seria para a questão de gênero, mostrando que o futuro do jornalismo precisa focar na desigualdade e apontar o protagonismo da mulher."

O diretor científico reforça que os artigos submetidos ao encontro passam por um crivo de avaliadores que são pesquisadores em jornalismo. No momento da seleção, os artigos são avaliados seguindo critérios de pertinência, qualidade da reflexão teórica e mérito científico, e devem receber, no mínimo, dois pareceres positivos. “Quando colocamos a comunidade acadêmica jornalística nessa avaliação, reforçamos a qualidade e o rigor desses trabalhos”, afirma Bellan.

A fundação da SBPJor aconteceu em Brasília, em 2003, e em 2013 a UnB também sediou o Encontro. Portanto, é a terceira vez que a SBPJor vem à Faculdade de Comunicação. É esperado público recorde, de cerca de 400 participantes nos três dias de evento. A programação pode ser consultada em site.sbpjor.org.br.