SEMANA DA MOBILIDADE

Série de palestras sobre o uso da bicicleta nas cidades acontece nesta quarta (21) no campus Darcy Ribeiro


Para refletir sobre o uso da bicicleta nas cidades, uma série de palestras e debates serão realizados nesta quarta (21), das 16h às 20h, no auditório do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da Universidade de Brasília. Organizado pelo Ceftru em parceria com o governo dos Países Baixos, o evento Holanda de bike com Brasília faz parte da Semana da Mobilidade, criada para promover a reflexão sobre uso de transportes não poluentes e sustentabilidade urbana.

 

"Percebemos que o fluxo de bicicletas no campus aumentou nos últimos anos. Antes, os ciclistas se deslocavam na Asa Norte e, agora, vêm também da Asa Sul, mesmo havendo vias perigosas, como a L3, onde circula um grande número de veículos em alta velocidade", observa o coordenador do Ceftru, Pastor Gonzales. "A cidade precisa ser devolvida às pessoas", diz. Ele explica que o evento busca discutir o uso da bike nas cidades, estimular a troca de experiências e conscientizar as pessoas sobre convívio respeitoso no trânsito.


Na ocasião, oito palestrantes vão falar sobre Ideias sustentáveis e inovadoras em mobilidade urbana e Brasília, a bicicleta e seus desafios. Entre eles, Meli Malatesta, mestre e doutora em mobilidade não motorizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e especialista em mobilidade sustentável a pé e por bicicleta, e Mateus Lima, mestre em estudos urbanos pela Universidade de Amsterdam, especializado em mobilidade por bicicleta e projetos para construção de cidades bike-friendly.

Arte: Divulgação/Ceftru


A abertura do evento nesta quarta fica por conta do governo holandês, que falará sobre a experiência no país e sobre oportunidades de estudos na Holanda. Segundo a Nuffic Nso Brazil, agência holandesa de cooperação internacional em educação superior, um edital de bolsas deve ser publicado no mês de outubro.