CIÊNCIA

Parte de projeto de divulgação científica da universidade, material resulta de missão ao continente gelado realizada em 2011

Foto: João Paulo Barbosa

Em comemoração ao dia da Antártida, será inaugurada, na segunda-feira (1º), às 19h, a exposição fotográfica Operantar XXIX, em cartaz até o final do mês na Biblioteca Central da Universidade de Brasília.

A mostra reúne vinte imagens do continente gelado feitas em 2011 pelo fotógrafo premiado pela National Geographic João Paulo Barbosa e o finalista do prêmio Shell de fotojornalismo Weimer Carvalho.

A seleção de fotos integra a mostra Antártica a ser lançada no mesmo dia no Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB. “São centenas de imagens belíssimas”, diz o coordenador do Museu Virtual, Gilberto Lacerda, à frente do projeto.

Além das duas exposições, será lançado o livro infanto-juvenil A incrível viagem do Tio Max à Antártica. Segundo Lacerda, o livro conta a história do navio polar da Marinha Almirante Maximiano, o tio Max. “Ele é um dos mais modernos navios de pesquisa do mundo”, elogia.

Professor Gilberto Lacerda. Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Escrito pela equipe de viagem, o livro estará disponível no Museu Virtual de C&T da UnB. Além disso, uma tiragem de mil exemplares vai ser doada à rede pública de ensino do DF.

Parte dos esforços de divulgação científica da Universidade de Brasília, Lacerda conta que fotos e livro resultam de expedição à Antártida feita em 2011. "À época, oito pesquisadores passaram duas semanas na região, coletando informação sobre pesquisas brasileiras naquele continente", diz ele.

Diário de Viagem

Além da equipe de pesquisa, estarão presentes na abertura da mostra, o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, Jaime Santana, o ministro da Defesa, Celso Amorim, o ex-chefe da estação brasileira na Antártida, comandante José Augusto de Alencar, entre outros.

Para saber mais:

Exposição sobre Antártica homenageará militares mortos no incêndio

Pesquisadores vão à Antártica preparar exposição virtual

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.