JUBS 2023

Delegação marca presença no primeiro dia de movimentação no boulevard dos atletas. Cerimônia de abertura é na noite desta segunda (9)

Estudantes-atletas da UnB no boulevard dos atletas dos JUBs 2023, em Joinville. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

A bandeira da Universidade de Brasília já faz parte da paisagem no Expoville, principal palco e sede do boulevard dos atletas da edição de 2023 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O local, importante centro turístico de Joinville (SC), foi o ponto de chegada dos três ônibus que trouxeram a delegação do Distrito Federal neste domingo (8), incluindo a maioria dos atletas da UnB. Após o credenciamento, os participantes da capital almoçaram e puderam fazer as primeiras interações na chuvosa Santa Catarina.

“Para mim, esse é o meu momento. Algumas das minhas melhores experiências e melhores amizades foram feitas no esporte, no handebol”, diz a veterana Cecília Arcoverde, aluna especial da Engenharia Civil. Pela sétima vez na maior competição universitária do país, ela se mostra confiante na busca pelo topo do pódio. “Vamos buscar o ouro”, garante ela, que tem medalhas de prata e bronze no currículo. O handebol feminino disputa a segunda divisão dos JUBs. Uma vaga na decisão garantiria acesso à categoria principal dos jogos do ano que vem.

Também atleta experiente de handebol, Letícia Almeida destaca o papel do esporte em sua formação. “[O esporte] ajuda a desenvolver o sentimento de coletividade e de responsabilidade”, avalia a estudante de Farmácia, que participa dos JUBs pela quarta vez. O pensamento é compartilhado pela caloura de Fisioterapia e de jogos universitários, Beatriz Gomes. “Podemos viajar, compartilhar experiências e criar laços de amizade em eventos como esse”, diz.

RECOMENDAÇÕES INICIAIS – Antes de percorrer os mais de 1.500 km que separam Brasília de Joinville, os representantes da UnB foram orientados por profissionais da Coordenação de Esporte e Lazer da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias do Decanato de Assuntos Comunitários (CEL/Deac/DAC).

Em reunião no ICC na semana anterior à viagem, as normas de conduta e as dinâmicas da competição foram destacadas pelo coordenador da CEL, José Ricardo Monteiro, e pelo técnico desportivo Pedro Ivo Barbosa dos Santos.

A nutricionista Jamilie Lima também fez breves considerações sobre os cuidados em período de competição. Ela recomendou a leitura de publicações sobre alimentação e hidratação para atletas. Os textos produzidos por ela estão disponíveis na seção de apoio especializado do site da Coordenação.

“Que tenham responsabilidade e entendimento da relevância do que é vestir a camisa da UnB. Que respeitem todas as regras dos jogos e se empenhem em fazer o melhor”, recomenda a diretora da Deac, Cláudia Maria Goulart. Também docente da Faculdade de Educação Física, a docente destaca o papel da interação social na formação dos estudantes. “Gera amizade, respeito, empenho e, principalmente, a sensação de pertencer integralmente à Universidade de Brasília”, diz.

Oficial da delegação em Santa Catarina, o coordenador José Ricardo classifica a presença nos jogos como o ponto alto do calendário esportivo universitário. “Simboliza o ápice de todo o esforço realizado ao longo do ano, com a dedicação de horas de treinamento e esforço para conciliar as rotinas acadêmicas”, diz. “Que perseverem e acreditem em bons resultados.”

ABERTURA E TEMPO – Joinville sedia os JUBs de número 71. Os jogos na maior cidade catarinense serão abertos oficialmente nesta segunda-feira, às 19h, no complexo Centreventos Cau Hansen. A programação inclui apresentações musicais regionais e nacionais, desfile das delegações e discursos públicos de boas-vindas de ex-atletas e autoridades.

O clima de festa, entretanto, tem ficado em segundo plano. A cidade está em apreensão pelas fortes chuvas no estado. A gerência da Defesa Civil de Joinville tem disparado alertas de inundações. As instalações no Expoville estão fora das áreas de maior risco. Ao todo, 54 municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência e 120 registraram chuvas fortes nos últimos dias. A previsão é de que as chuvas continuem durante a primeira semana dos JUBs.

Saiba mais sobre a UnB nos JUBs. Conheça os atletas da UnB nos jogos.