A cor da medalha ainda é desconhecida, mas a conquista de um lugar no pódio já é certa para Maycon Rios. Na tarde desta quinta-feira (12), o representante da UnB e do Distrito Federal no futebol eletrônico dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2023 garantiu vaga na final após duas vitórias contra Cauan Amorim, da amapaense Unifap. A decisão será nesta sexta (13) contra o acriano Edival Neto, da Uninorte. Os dois se enfrentaram na fase de classificação, com uma vitória para cada lado.
A primeira partida da semifinal do game Fifa 23 foi marcada pelo equilíbrio e pela virada de Maycon. Ele respondeu rápido a gol sofrido no início, mas boa parte do jogo passou truncada em 1 a 1. Até que o brasiliense conseguiu desempatar e administrar a vantagem mínima. A vitória possibilitou a armação de uma defesa sólida e de jogadas de contra-ataque para o desafio seguinte, vencido com autoridade por 4 a 1.
“Hoje eu estava bem mais tranquilo e relaxado que ontem”, diz o estudante de Química Tecnológica. “Foi importante sair na frente. Aí mudei a tática para cinco zagueiros”, avalia ele sobre a possibilidade de armar a defesa com mais solidez e bloquear a pressão adversária. Para a grande final, ele avalia não haver favorito. “Está totalmente aberto. O cara jogou muito”, analisa ele sobre o aguardado tira-teima contra Edival Neto.
HANDEBOL – O time feminino de handebol também pode garantir vaga na final nesta sexta. Invicto, o time se classificou em primeiro lugar no grupo B, após vencer por 29 a 21 a Uninassau do Piauí. O adversário do jogo que pode garantir a primeira medalha coletiva da UnB nos JUBs ainda não havia sido definido até a publicação do texto. “A gente precisa ter calma e impor nosso jogo”, disse a artilheira da tarde com dez gols, Vanessa Hack, sobre a receita para buscar o topo do pódio.
O handebol masculino, que venceu a UniRV de Goiás por 24 a 23, também tem decisão na rodada de sexta. A luta dos meninos é pela permanência na primeira divisão, contra adversário ainda indefinido.
CHEERLEADING – O Cheerleading da UnB recebeu nota 267.5, a segunda maior das 11 apresentações realizadas na noite de quarta-feira (11). A equipe ficou 7.5 pontos abaixo da líder, a Universidade Federal de Mato Grosso. A performance inicial vale 40% da pontuação na categoria team cheer. Os outros 60% serão atribuídos após as apresentações desta quinta.
As chances de conquista do time do DF, atual campeão da modalidade, são reais e ainda podem ser ampliadas na sexta-feira na categoria stunt, caracterizada por apresentações mais rápidas e pelas formações de estruturas com atletas de sustentação, os bases, e “voadores”, o flyers.
Acompanhe o compilado das coberturas nos JUBs 2023 clicando na imagem abaixo.