JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Delegação da UnB se prepara para participar dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), de 8 a 21 de outubro. Haverá representantes em 15 das 21 modalidades

Nos JUBs 2023, estudantes-atletas representarão a UnB em 15 modalidades, entre elas o cheerleading. Foto: Saulo Cruz/Fesu DF

A maior competição do esporte universitário nacional está no radar em outubro. Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) vão reunir mais de 5 mil estudantes-atletas entre os dias 8 e 21 deste mês em Joinville (SC). A Universidade de Brasília está na disputa com 87 representantes em 15 modalidades.

>> Ponto final na maior celebração do esporte universitário

>> Ouro e bronze na despedida dos Jogos Universitários

>> Esporte eletrônico mira o ouro

>> Karatê garante mais uma prata para o quadro de medalhas da UnB

>> Basquete feminino encaminha vaga para a semifinal

>> Última semana de JUBs tem início promissor para a UnB

>> Prata do Handebol feminino completa pódio da UnB na primeira semana de JUBs

>> Futebol eletrônico coloca a UnB no lugar mais alto do pódio

>> Medalhas carregando...

>> Judô traz a primeira medalha para a UnB nos JUBs

>> Altos e baixos no primeiro dia de competições dos JUBs

>> O baile começou

>> A UnB já está em Joinville

>> Saiba quem são os representantes da UnB nos JUBs 2023

>> O esporte é agora!

As equipes embarcam em duas etapas para Santa Catarina. Na primeira semana, estarão em ação os competidores de cheerleading, handebol (masculino e feminino), judô, xadrez e três modalidades de esportes eletrônicos.

Seguem para disputa na semana final os atletas de basquete (feminino), karatê, jíu-jitsu, tênis, tênis de mesa e mais três modalidades de jogos eletrônicos. Os atletas foram classificados em seletiva local organizada pela Federação do Esporte Universitário (Fesu) do Distrito Federal.

Além da experiência ímpar e do desempenho na própria competição, a delegação pode garantir pontos preciosos para a UnB no Troféu Eficiência, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O prêmio reconhece participação e desempenho de universidades e federações locais.

A Universidade busca manter o embalo em competições em que tem se destacado. Em pelo menos quatro oportunidades nos últimos dez anos, a UnB esteve entre as mais bem classificadas do país e liderou os rankings da CBDU entre as instituições de ensino superior públicas.

A galeria de troféus da Coordenação de Esporte e Lazer da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias do Decanato de Assuntos Comunitários (CEL/Deac/DAC) traz conquistas das edições de 2014 a 2017 do Troféu Eficiência. Destaque para o vice-campeonato geral no último ano desse período.

Troféus conquistados pela UnB pela presença e desempenho em competições universitárias oficiais. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

AUXÍLIO – Para auxiliar a participação nos jogos de Joinville, a UnB concedeu Auxílio Viagem Individual (AVI) de R$ 700 a 70 atletas que concorreram a edital organizado pela CEL/Deac/DAC.

O transporte terrestre, o seguro de viagem, as inscrições e os kits – com uniformes de passeio, mochila e garrafa – foram concedidos pela Fesu, apoiada pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF. A CBDU é responsável pela hospedagem, parte da alimentação e transporte entre o hotel e os locais de competição.

LOCAL – O Centro de Convenções e Exposições Expoville é o principal palco das disputas dos JUBs de 2023. Ponto turístico da cidade, o local sedia 15 das 21 modalidades da competição. Clubes, ginásios e universidades sediam as demais disputas.

A organização prevê a participação de mais de 5 mil atletas de 320 instituições de ensino superior de todas as unidades da federação. O Distrito Federal conta com mais de 200 representantes.

Torça e acompanhe a cobertura dos jogos diariamente no portal da UnB e no Instagram. O calendário completo e as informações dos jogos estão disponíveis na página da CBDU.