RECONHECIMENTO

Pelo segundo ano consecutivo, alunos de Jornalismo ganham a competição nacional

Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Os estudantes Lucas Ludgero e Eduardo Carvalho, do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília, foram os vencedores da oitava edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. Eles participaram do concurso com a reportagem Brincando de Circo – cidadania que vem com o riso, que concorreu com trabalhos de universitários de todo o Brasil. Com o resultado, a UnB se torna bicampeã neste concurso. Em 2015, as alunas Bianca Marinho e Maria Paula Lima também venceram a competição.

<< Ouça a reportagem vencedora

PREMIAÇÃO – Criado em 2009, o concurso tem o objetivo de descobrir jovens talentos e despertar o interesse dos estudantes de Jornalismo pelo rádio. Neste ano, o prêmio foi em comemoração aos 25 anos da emissora. O tema foi Histórias de quem está trabalhando para que o mundo seja melhor daqui a 25 anos.

Pela conquista, Lucas e Eduardo ganharam troféus, certificados e telefones celulares, além de uma visita aos estúdios da CBN em São Paulo. Lá, os futuros profissionais puderam conhecer a rotina diária de uma estação de rádio de grande porte.

REPORTAGEM – A participação de crianças em um projeto voluntário de iniciação circense, localizado na cidade satélite de Planaltina/DF, e os diversos contextos relacionados à socialização e à cidadania foram assunto escolhido pelos alunos para a reportagem Brincando de Circo. “Tivemos a preocupação em escolher um tema no qual pudéssemos ter a participação ativa das crianças. Não queríamos fazer uma reportagem na qual mostrássemos apenas adultos prestando algum tipo de serviço para as crianças. Acredito que conseguimos passar nossa mensagem”, diz Lucas Ludgero. “Como o tema do concurso era o futuro, buscamos algo relacionado a crianças. Elas são o nosso futuro”, acrescenta Eduardo Carvalho.

PROCESSO CRIATIVO – Em cerca de cinco semanas, os dois estudantes concluíram toda a produção da matéria jornalística, que envolve escolha do tema, delimitação do assunto a ser abordado e do enfoque, escolha dos personagens, realização de entrevistas, redação e revisão do texto, gravação da locução, edição do áudio e finalização da matéria jornalística a ser exibida. O concurso da CBN exigia que toda a reportagem tivesse, no máximo, três minutos de duração.

Eduardo Carvalho ouve rádio para se manter atualizado. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

VENCEDORES – Eduardo Pereira Carvalho tem 22 anos. Já estagiou no Senado Federal e atualmente estagia na Procuradoria da Fazenda Nacional. É o primeiro prêmio de Jornalismo que recebe. “Ouço algumas notícias no rádio. É um veículo que me oferece a possibilidade de atualizar as informações do cotidiano”, comenta.

Lucas Ludgero tem 23 anos. Até então, durante a graduação, nunca tinha demonstrado preferência pelo radiojornalismo, apesar de ter estagiado durante sete meses na Rádio Câmara. “Foi uma grande surpresa quando percebi o quanto estava gostando de apurar e gravar as matérias. O que contribuiu muito para isso foi o empenho do professor Cadu (Carlos Eduardo Esch). O cuidado dele em nos orientar foi determinante para que decidíssemos participar do prêmio”, afirma o estudante.

Lucas Ludgero já admite a possibilidade de trabalhar em rádio. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

APOIO – Lucas Ludgero relata que receberam excelente suporte técnico da Universidade. "O professor da disciplina nos deu um incentivo muito grande para participarmos do concurso. Além disso, pudemos utilizar os estúdios da UnB para fazermos a reportagem com tranquilidade. Os técnicos do departamento nos deram todo o apoio que necessitamos”, conta, agradecido.

Com a participação no concurso jornalístico, os estudantes sentiram-se estimulados e consideram a possibilidade de trabalharem em rádio depois de concluir a graduação. “Foi uma experiência muito interessante. Quem sabe no futuro posso vir a trabalhar como jornalista de rádio”, especula Lucas.