BOAS-VINDAS

Destinada aos novos estudantes, #InspiraUnB lotou Centro Comunitário

Estudantes e banda Bateria Tijolada (de laranja), no Centro Comunitário da UnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Na tarde de terça-feira (7), os calouros da UnB foram recepcionados no evento #InspiraUnB no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro. Centenas de jovens estudantes lotaram o local ao som da banda de percussão Bateria Tijolada, do curso de Engenharia Civil. Neste semestre, ingressaram na Universidade mais de 4 mil novos alunos distribuídos em 116 cursos de graduação, nos quatro campi. Todo o evento teve interpretação simultânea em língua de sinais.

A antropóloga, pesquisadora e professora da Faculdade de Direito Debora Diniz foi a convidada especial para proferir a palestra de boas-vindas. Considerada pela revista norte-americana Foreign Policy um dos cem pensadores globais de 2016, Debora aborda temas como bioética, feminismo, direitos humanos e saúde.

Márcia Abrahão, primeira reitora eleita da Universidade de Brasília, abriu o evento. “Aqui vocês debaterão os grandes temas da sociedade”, iniciou. Além de desejar que os calouros aproveitem o período na UnB, divirtam-se e façam amizades, a reitora reforçou a responsabilidade social dos estudantes. “Ao sair daqui, vocês irão retornar para a sociedade com conhecimento acadêmico e técnico excepcional. E também com consciência social. Serão cidadãos éticos, ousados e farão diferença na sociedade. Formados em uma cultura da paz”, continuou. Em seguida, lembrou a importância do Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março.

Representantes da administração superior da UnB, durante mesa de abertura do Boas-Vindas. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O vice-reitor Enrique Huelva recepcionou os estudantes com votos de boas experiências na etapa que considera a mais bela da vida. “Sejam éticos com o conhecimento. Isso significa: sejam críticos, indaguem, perguntem, questionem, relativizem”, aconselhou. Em sequência, a decana de Ensino de Graduação (DEG), Cláudia Garcia, reforçou a importância dos estudantes para a sociedade e para a UnB. “Vocês são o sentido de existência do DEG”.

Também estavam presentes as decanas de Gestão de Pessoas (DGP); de Administração (DAF); de Planejamento e Orçamento (DPO); de Pesquisa e Inovação (DPI); de Pós-Graduação (DPG); de Extensão (DEX) e o decano de Assuntos Comunitários (DAC). Além disso, participaram do evento diretores e vice-diretores de órgãos administrativos, representantes das faculdades, centros e departamentos da UnB.

Este ano, a Universidade escolheu o tema UnB 55 - Ciência e Ousadia para comemorar seus 55 anos. A campanha institucional é inspirada nas referências de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Athos Bulcão.

SEGURANÇA – Eduardo Calil, estudante do oitavo semestre de Engenharia da Computação, junto com colegas do curso e da Ciência da Computação, apresentou o serviço UnB Alerta, desenvolvido na instituição sob orientação dos professores Jacir Bordim e Marcelo Ladeira.

Disponível no site e para download gratuito para celulares Android, o sistema propõe aproximar a comunicação entre estudantes e vigilantes da Universidade. Com o aplicativo, é possível registrar ocorrências, enviar fotos, localização e notificações de emergência. Além disso, o sistema gera estatísticas e tem mapa, que pode ajudar o deslocamento no campus, especialmente dos calouros, nos primeiros dias na UnB.

Encerrando a primeira parte do evento, a banda Violeta Groove se apresentou. Com o professor da UnB Wander Pereira no baixo, a banda apresentou repertório inspirado no soul e rock. Completam o grupo os músicos Nainaua (vocal), Mateus Nygon (bateria) e Raul Ferreira (guitarra).

>> Estudantes iniciam ano letivo

>> #InspiraUnB foca em transformação, inclusão e participação social

>> UnB anuncia medidas para melhorar a segurança e detalha enfrentamento de crise hídrica