EXCELÊNCIA

Com 83 cursos estrelados, também é a melhor instituição pública de ensino superior do Centro-Oeste. Ranking avaliou 693 universidades em 2017

A comunidade acadêmica da UnB pode comemorar mais um resultado que atesta excelência acadêmica. De acordo com o Guia do Estudante Abril, a Universidade de Brasília é a quinta melhor colocada no ranking de instituições de ensino público do Brasil – um avanço de duas posições em relação a 2016 – e ocupa o primeiro lugar entre as do Centro-Oeste. O resultado foi publicado nesta segunda-feira (16).

Em 2017, o ranking Universidade do Ano avaliou 693 instituições de todo o país. A UnB recebeu estrelas em todos os 83 cursos analisados, com destaques: nesta edição, obteve 12 cursos, cinco estrelas a mais do que em 2016.

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

"A qualidade dos cursos da UnB é um reflexo do empenho dos nossos docentes, técnicos e estudantes, que buscam a excelência em tudo o que fazem", comemorou a reitora Márcia Abrahão.

"Precisamos atuar para que esses indicadores melhorem cada vez mais, revertendo nossas fragilidades e fortalecendo nossos potenciais", indicou.

AVALIAÇÃO – O curso avaliado deve obedecer alguns critérios, como ser presencial, ter turmas em andamento e ser ofertado no próximo processo seletivo, além de possuir data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2015 e ter titulação de bacharelado ou licenciatura. Os organizadores do Guia entram em contato com os cursos selecionados e solicitam o preenchimento de um questionário, que norteia o processo.

A avaliação é feita pelos pareceristas do Guia: professores universitários em atividade, preferencialmente com currículo Lattes cadastrado na base de dados do CNPq. Eles devem avaliar até 16 cursos e não podem participar do julgamento das instituições para as quais trabalham.

Cada curso recebe até sete notas, levando-se em conta o projeto didático-pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura. Dessas notas, a maior e a menor são descartadas para minimizar o risco de distorções. A média de cada ano é obtida pela média das cinco notas válidas, e o conceito final é construído por uma média ponderada que atribui peso três à nota do ano corrente, peso dois à do ano anterior e peso um a do ano precedente.

Atribui-se cinco estrelas àqueles cursos com conceito final entre 5 e 4,3; quatro estrelas aos que possuem nota compreendida no intervalo de 4,3 a 3,7; e três estrelas aos que possuem nota entre 3,7 e 3. Para estar entre as instituições ranqueadas, é preciso ter pelo menos cinco cursos avaliados.

"Acho que o reconhecimento reflete a qualidade da UnB. Quando decidi que queria estudar aqui, foi pelo fato de ser pública e pela qualidade", conta Tiago Romão, estudante de Ciências Contábeis. "O ensino aqui é muito bom, e altera nossa percepção de mundo", opina a estudante de Letras Espanhol Liliane Arruda.