A Universidade de Brasília aparece em sétimo lugar entre as instituições de ensino superior brasileiras listadas no último ranking realizado pelo Cybermetrics Lab – grupo que pertence ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), maior órgão público de pesquisa da Espanha e o terceiro maior da Europa –, que avalia conteúdos disponibilizados na internet.
São analisados, por exemplo, a presença e o impacto da instituição na web, bem como iniciativas para ampliar a comunicação interna e externa sobre o conhecimento científico. De acordo com o Cybermetrics Lab, entre os objetivos da pesquisa estão estimular a publicação na rede e apoiar iniciativas que ampliem o acesso eletrônico a publicações científicas e a outros materiais.
"É um bom resultado, mas estou certo de que a Universidade de Brasília tem potencial para ser a melhor da América Latina", afirma o reitor da UnB, Ivan Camargo.
No Brasil, a primeira colocada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida pelas universidades Estadual de Campinas (Unicamp), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal de Minas Gerais.
Quando o universo da pesquisa é a América Latina, a Universidade de Brasília aparece em décimo lugar. Acima dela estão as mesmas instituições do recorte brasileiro – também em diferentes posições –, além da Universidad Nacional Autónoma de México (em segundo), Universidad de Chile (em quarto) e Universidad de Buenos Aires (em quinto).
No ranking entre as Américas, a UnB está na 166ª posição e, na lista mundial, onde figuram aproximadamente 24 mil instituições, a Universidade ocupa o 426º lugar. Veja o estudo na íntegra (em inglês).
PESQUISA – O Cybermetrics Lab é o responsável pelo desenvolvimento do Ranking Web, também conhecido como Webometrics, a maior pesquisa acadêmica sobre instituições de ensino superior. Desde 2004, o grupo a divulga duas vezes por ano e se compromete a avaliar as instituições existentes em todo o mundo quanto a suas performances, baseadas na presença e no impacto dessas universidades na web.