EXCELÊNCIA

Com 1.285 instituições brasileiras avaliadas, Universidade de Brasília subiu 21 posições entre as instituições brasileiras no Webometrics Ranking of World Universities

Presença e impacto da UnB na internet colocam imagem da instituição em evidência. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) aparece na oitava posição entre as universidades do Brasil e na sexta entre as federais avaliadas pelo Webometrics Ranking of World Universities, também conhecido como Ranking Web of World Universities. A UnB subiu 21 posições entre as instituições do país que foram avaliadas. Entre as quase 12 mil universidades avaliadas em todo o mundo, a UnB ocupa a 620ª posição.

Para a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, o bom posicionamento no ranking reflete o trabalho da comunidade acadêmica. “É sempre bom receber boas notícias de posicionamento em rankings, mas mais importante é saber que esse reconhecimento é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos”, avalia.

O Webometrics é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior organismo público de pesquisa na Espanha.

O ranking avalia visibilidade, transparência e excelência acadêmica. A visibilidade tem peso de 50% na avaliação e leva em consideração o número de redes externas que conduzem de volta ao site principal da instituição. Transparência, responsável por 10% da nota, considera o número de citações dos dez autores mais relevantes de cada instituição no Google Acadêmico. O critério excelência acadêmica, com peso de 40%, avalia o número de artigos entre os 10% mais citados em 26 disciplinas.

O peso dado para a presença on-line da Universidade é uma característica específica desse ranking, mas reflete os tempos que vivemos, na opinião de Denise Imbroisi. "Todos os rankings que nos avaliam têm suas particularidades, e esse não é diferente. Seu foco é na presença digital que a Universidade tem, um tema que tem ganhado cada vez mais importância, em especial nesse período de pandemia", explica o diretor de Avaliação do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Guilherme Viana. "A metodologia do Webometrics privilegia a visibilidade, mas dá valor igual à transparência e excelência acadêmica, itens que atuamos cotidianamente para melhorar, com editais de fomento e bolsas de pesquisa, por exemplo”, complementa a decana Denise.

>> Como os rankings medem a qualidade da educação?

Desde 2019 o ranking apresenta uma avaliação por semestre. Na avaliação apresentada no primeiro semestre de 2022, a UnB iguala a marca que alcançou nos anos de 2016, 2017 e 2018.