EXCELÊNCIA

Avaliação mensura presença e impacto de instituições de todo o mundo. Em 2019, foram analisadas mais de 28 mil instituições de ensino superior

Presença e impacto da UnB na internet colocam imagem da instituição em evidência. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília subiu na classificação do Webometrics Ranking of World Universities, avaliação que mede o desempenho de universidades por presença e impacto na internet. A instituição ocupa agora o 9º lugar em âmbito nacional, o 14º na América Latina e o 594º no mundo. O levantamento avaliou mais de 28 mil instituições de ensino superior, classificando-as até a posição 11.999.

Os dados revelam melhor desempenho da UnB em relação a 2018: da 637ª posição global, a instituição subiu para a 594ª posição. Isso faz com que a Universidade figure entre os 5% mais bem avaliados do mundo, de acordo com o estudo. No rol da América Latina, a UnB subiu de 16ª para 14ª colocada, do total de 3.696 posições. Isso significa estar entre o 1% de instituições latinas mais bem classificadas no ranking.

Apenas na avaliação nacional, a UnB não registrou crescimento, saindo do oitavo para o nono lugar. “Temos uma mudança significativa no cenário mundial, porque subimos 40 posições. Em relação ao cenário nacional, a variação é muito pequena e, por isso, não pode ser considerada como retrocesso”, avalia Andrea Cabello, diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DAI/DPO).

A diretora menciona que o diferencial do ranking é considerar o quanto a universidade compartilha aquilo que produz. “Não basta ter uma trabalho de excelência, é preciso comunicá-lo ao mundo. O impacto da produção acadêmica depende das pessoas terem acesso ao que se produz”, comenta a diretora.

Andrea considera que o crescimento da UnB entre as universidades mundiais está relacionado às estratégias de internacionalização. “Com o Plano de Internacionalização, fazemos um esforço coletivo para alcançar mais interlocutores, por entender que grande parte desse público se comunica em inglês, espanhol e outras línguas.”

Entre as estratégias traçadas no Plano de Internacionalização 2018-2022, estão a tradução de ementas, páginas institucionais, editais e materiais de divulgação da UnB. “A tradução das páginas web dos programas de pós-graduação é uma das ações de curto prazo previstas no documento”, ressalta.

POR TRÁS DAS MÉTRICAS – Conhecido como Ranking Web das Universidades, a avaliação utiliza quatro indicadores com pesos diferentes para classificar as instituições: Visibilidade (50%), Excelência Acadêmica (35%), Transparência (10%) e Presença (5%).

Critérios avaliados pelo Webometrics Ranking of World UniversitiesArte: Francisco George Lopes/Secom UnB

O indicador Presença considera o tamanho do domínio web da instituição, avaliando número de páginas e quantidade de arquivos relacionados a esse endereço eletrônico.

Em relação à Visibilidade, é avaliada a quantidade de redes externas que geram links remetendo o internauta à página principal da instituição. Já a Transparência é medida pelo número de citações dos dez melhores autores de cada instituição de acordo com o Google Scholar.

Por fim, a Excelência Acadêmica está relacionada ao número de artigos da Universidade entre os 10% mais citados entre 26 disciplinas, de acordo com o índice SCImago – método que avalia e ranqueia periódicos científicos pela quantidade de citações por eles recebidas nos três anos seguintes à publicação do periódico.

Considerando tais indicadores, a UnB figura em 414ª em Presença, 563ª em Visibilidade, 740ª em Transparência e 821ª em Excelência Acadêmica.

Desempenho da Universidade de Brasília no mais recente Webometrics Ranking of World Universities. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

SOBRE – O Ranking Web das Universidades é desenvolvido pelo Laboratório de Cybermetrics, pertencente ao maior órgão público de pesquisa da Espanha, o Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC). O levantamento é realizado desde 2004. Desde 2006 os resultados são divulgados semestralmente.

O objetivo da avaliação é promover a presença acadêmica na internet, estimulando as iniciativas de acesso aberto, de modo a fomentar a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para a sociedade.

O ranking é construído a partir de dados publicamente disponíveis na internet. São utilizados métodos quantitativos para medir a atividade científica na rede, tendo como foco a análise de links. Segundo o Cybermetrics, essa metodologia é adequada para mensurar o alcance e a relevância das publicações, bem como o envolvimento de terceiros na busca por conteúdos de determinada instituição.

Outro aspecto considerado é a produção acadêmica da universidade, rastreando não apenas publicações formais, como períodos eletrônicos e repositórios, mas também a comunicação informal, como páginas da internet que são buscadas pelos usuários por fornecer conteúdo relevante sobre a instituição e suas pesquisas.

O Cybermetrics faz a ressalva de que o resultado do ranking só é confiável se a presença digital da instituição for um espelho confiável da presença fora da internet. Por isso, a iniciativa é um estímulo para que as instituições aumentem sua presença no ciberespaço.