INFORME

Comitê formado por especialistas foi criado para acompanhar eventuais ocorrências do Covid-19 na Universidade. Ainda não há casos confirmados no DF

 

À comunidade universitária,

 

A Universidade de Brasília (UnB) vem monitorando com atenção as informações a respeito da transmissão do novo coronavírus (Covid-19). Diante do cenário que se apresenta, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) criou, por meio do Ato do DAC nº 06/2020, o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19 da UnB.


O Comitê é formado por especialistas do DAC, das Faculdades de Ciências da Saúde (FS), de Medicina (FM), dos Institutos de Ciências Biológicas (IB), de Psicologia (IP), do HUB e por representantes de unidades acadêmicas e administrativas, e tem como atribuições realizar ações, orientar e prestar consultoria, de forma sistematizada, às eventuais ocorrências relacionadas ao Covid-19 na Universidade de Brasília.


Neste sentido, o Comitê Gestor está monitorando diariamente a evolução da situação epidemiológica e desenvolvendo planos para as eventuais fases de surto do vírus, a partir de dados disponibilizados pelas autoridades competentes (OMS, OPAS, Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Saúde do Distrito Federal). Embora haja casos suspeitos no DF, não há, até a presente data, confirmação da existência de pacientes infectados ou indicativo de transmissão ativa do vírus no território brasiliense.


Recomendamos aos membros da comunidade universitária e àqueles que tenham chegado de viagem recente a algum dos países com registro de transmissão do novo coronavírus, ou que tenham tido contato com uma pessoa infectada, atenção primordial a sintomas respiratórios e/ou febre. Caso haja indicativo de contaminação, a pessoa deve procurar o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), unidade de referência para casos da doença no DF.


Também recomendamos, com veemência, que cada membro da comunidade adote, individualmente, as medidas divulgadas pelo Ministério da Saúde quanto à lavagem frequente e adequada das mãos, bem como as medidas de higiene respiratória, conforme orientações disponíveis nos links abaixo.

 

O Comitê Gestor divulgará regularmente atualizações, orientações ou recomendações sobre esta realidade para toda a comunidade, por meio dos canais oficiais de comunicação da Universidade de Brasília (Portal UnB, InfoUnB e redes sociais da instituição).

 

Atenciosamente,


Ileno Izidio da Costa
Decano de Assuntos Comunitários


Links úteis:
Organização Pan-americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde 
Ministério da Saúde
Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19 (MS)
Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Plano de Contingência do Coronavírus/SES/GDF 
Combate às fake news do Ministério da Saúde
Andifes - Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave