INFORME

O Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19 (COES) da UnB, criado pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) para acompanhar a evolução do coronavírus no Distrito Federal e no país, em face do Decreto de suspensão de aulas e outras atividades no DF, informa:

Do ponto de vista técnico e científico e de acordo com orientações emitidas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e pelos dados oficiais da própria Secretaria de Estado da Saúde do DF, não há, neste momento, indício de transmissão sustentada na cidade.

Esta avaliação encontra respaldo em posicionamentos emitidos por sociedades científicas, tais como os da Sociedade de Infectologia do DF, Sociedade Brasileira de Infectologia e nos documentos oficiais do MEC (Ofício Circular 3/2020 CGLNES/GAB/SESu/MEC), Ministério da Saúde (Decreto 40509/2020 e Portaria 356 de 11 de março de 2020) e CAPES (Ofício Circular 5/2020-GAB/PR/CAPES).

Surtos de doenças contagiosas ocorrem em fases, que possuem medidas de contingência adequadas a cada uma delas. A UnB construiu seu plano de contingência, desde fevereiro deste ano, com base no Plano de Contingência Federal do Ministério da Saúde, abordando todas as fases cientificamente reconhecidas.

Até o momento, não temos constatação oficial de nenhum caso na Universidade, estando a UnB na Fase 1 (Preparação e Alerta), e o GDF tem informado que a transmissão no DF é focalizada (2 casos).

A Fase 2 (de Contenção) será implementada na UnB tão logo o cenário se altere, justificando a necessidade de adoção de novas medidas, considerando inclusive as orientações e dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde do GDF.

Por outro lado, o Comitê compreende que a decisão do Governo do DF gera diversos impactos nas atividades cotidianas de servidores (docentes e técnicos) e estudantes que atuam na UnB.

Dessa forma, eventuais mudanças nas atividades letivas só podem ser motivadas por decisões administrativas e colegiadas, dentro dos regramentos federais a que a UnB está submetida.

Reafirmamos as orientações de higiene já recomendadas nas notas oficiais disponibilizadas em seu portal, e informamos que manteremos nossa comunidade atualizada através dos canais oficiais da UnB.

Brasília, 12/03/2020.
Comitê Gestor – COES/UnB

Veja no vídeo produzido pela UnBTV as medidas de higiene para se proteger do Coronavírus:

Veja a cronologia do tema na UnB:

>> Informe sobre suspensão de atividades presenciais na UnB
>> Informe sobre coronavírus e atividades acadêmicas

>> Nota do Comitê do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19
>> Com aulas prestes a começar, comitê instituído para monitorar o Coronavírus na UnB dá instruções

>> Diretores recebem orientações sobre prevenção e contenção do Coronavírus
>> Nota sobre as ações de prevenção ao Coronavírus na UnB