O Comitê Gestor do Plano de Contingência para enfrentamento da Covid-19 na UnB (COES-UnB) teve conhecimento da nota do CAFil/Práxis sobre a infecção de um de nossos estudantes.
Assim, enfatizamos que, diante da divulgação do caso, a comunicação oficial de qualquer notificação, conforme rígido protocolo do Ministério da Saúde, cabe ao Estado (SES/DF) e à União (Ministério da Saúde).
O COES-UnB, enquanto Comitê orientador composto por professores e técnicos especialistas da saúde da UnB, esclarece que localmente a pandemia está em fase de transmissão sustentada e por essa razão não há indicação de monitoramento de casos individuais.
Entretanto, a UnB está em contato com o estudante, acompanhando-o e à disposição dele como membro de nossa comunidade, via Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU/DAC).
Informamos que o estudante está em quarentena em casa, com o devido acompanhamento médico. Por questões de privacidade, sua identidade e sua condição pessoal não podem ser divulgadas, pelo que encarecemos que nossa comunidade acompanhe-nos no respeito, solidariedade e empatia com nosso estudante e com as demais pessoas acometidas pela Covid-19.
Diante disto, recomendamos a toda a comunidade, em especial às pessoas que tenham tido contato com algum caso confirmado ou que tenham qualquer sintoma respiratório, para que mantenham o isolamento social por 14 dias para diminuir o risco de novas infecções.
Lembramos que, para a maior parte da população, a manifestação da doença é leve. Caso haja algum agravamento dos sintomas (em especial falta de ar, tosse e febre persistentes), recomenda-se buscar avaliação médica imediatamente, conforme orientações da Secretaria de Saúde do DF.
O COES-UnB recomenda veementemente o seguimento das orientações amplamente divulgadas pelos órgãos oficiais de saúde, em especial o isolamento social e a manutenção dos cuidados pessoais necessários (higienes das mãos e respiratória).
Ressaltamos que o cuidado individual é fundamental para o enfrentamento coletivo da pandemia e que cada um de nós pode fazer a diferença na construção desta resposta.
Convidamos toda a comunidade a se engajar nessa rede de cuidado e solidariedade, compartilhando informações corretas e tomando as medidas de precaução consigo e com seus familiares.
O isolamento social não deve significar isolamento afetivo! Busquemos utilizar as tecnologias disponíveis para nos manter conectados afetivamente e seguirmos acompanhando os desdobramentos da pandemia com calma e serenidade.
Por fim, reiteramos nosso compromisso em seguir monitorando diariamente a COVID-19 no DF e manter nossa comunidade informada. Maiores orientações e notícias técnicas sobre a Covid-19 podem ser acompanhadas no portal da UnB.
Contato com o COES-UnB: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.