VOLTA ÀS AULAS

Reitora em exercício e decanos ressaltam a importância da participação ativa de todos para construir um semestre produtivo

À comunidade da Universidade de Brasília,

Este é um momento único e desafiador para a Universidade de Brasília. Nossa comunidade reinicia esta semana o semestre letivo, nas condições especiais colocadas pela pandemia do coronavírus. Somos mais de 55 mil pessoas, entre estudantes, professoras(es) e técnicas(os) administrativas(os), unidas pelo grande desafio de promover a educação em um momento tão diferenciado, de forma virtual. Nesse contexto, vimos reforçar algumas práticas acadêmicas e administrativas, com o intuito de apoiar a comunidade na retomada do semestre.

Na graduação, intensos e complexos esforços foram feitos para garantir a conectividade dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Muitos ainda estão recebendo equipamentos doados ou estão em processo de aquisição de computador e/ou chip para acesso à internet. Assim, pedimos compreensão quanto a eventuais atrasos, até que todos os alunos estejam preparados para iniciar as atividades remotas.

Certamente iremos nos deparar com instabilidades do ecossistema virtual – internet de casa, internet do bairro, plataforma Teams, ambiente Aprender 3, Sistema Integrado de Gestão (SIGUnB), Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), entre outros. Além disso, ainda há pedidos de ajustes de matrícula sendo processados pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), que vem trabalhando cotidianamente para atender as solicitações.

Na pós-graduação, as secretarias dos programas (PPGs) poderão efetuar procedimentos acadêmicos ainda utilizando o Sistema dos Programas de Pós-Graduação (Sippos).

Em função de todas essas adaptações, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) estabeleceu que a retomada ocorrerá com três semanas de ambientação, conforme a necessidade. É um período crucial para que professores e estudantes possam alinhar informações e realizar atividades que permitam identificar problemas práticos. Também é uma fase em que poderão ser pactuados procedimentos, com o objetivo de realizar as disciplinas e as demais atividades acadêmicas da melhor forma possível. Será certamente uma construção colaborativa da “outra sala de aula”.

Assim, estimulamos que o período de ambientação seja pleno de negociações entre docentes e discentes, em particular na adaptação às tecnologias, com a eventual intermediação das coordenações dos cursos, conforme deliberado pelo Cepe.

O objetivo continua sendo o de aprender, mas com processos bastante diferentes. Tenhamos clareza de que adequações certamente serão necessárias. Sugerimos aos docentes que usem essas três semanas de ambientação para ajustar o planejamento das disciplinas à realidade de cada turma e que busquem desenvolver ações para adequar as práticas pedagógicas ao modo virtual.

A seguir, listamos alguns canais que podem ser utilizados pela comunidade, sobretudo nestas primeiras semanas:

• Em função da previsão de muitos acessos simultâneos, o ambiente Aprender 3 poderá apresentar instabilidades, particularmente nos primeiros dias. Os problemas devem ser reportados à equipe de suporte pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Questões relativas ao SIGAA podem ser reportadas à SAA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Questões relativas às atividades de graduação podem ser reportadas ao Decanato de Ensino de Graduação (DEG) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Questões relativas às atividades de pós-graduação podem ser reportadas ao Decanato de Pós-Graduação (DPG) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Questões relativas a procedimentos acadêmicos da pós-graduação podem ser reportadas à SAA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Se o assunto for relacionado aos planos de ensino específicos de disciplinas, sugerimos procurar os professores responsáveis, assim como as coordenações de curso.

Os decanatos encaminharão circulares com instruções sobre ações específicas, como editais e Semana Universitária, a unidades, departamentos e coordenações, com base na resolução sobre a retomada (Resolução Cepe n. 59/2020).

Ressaltamos que a situação é muito particular e desafiadora para todas as instituições de ensino, em especial para a UnB, cuja comunidade é ampla e diversa, com diferentes realidades. Temos confiança de que, com a participação ativa de todos, construiremos um semestre produtivo, utilizando da melhor forma possível as tecnologias, com abertura e flexibilidade para resolver conjuntamente os desafios.

Desejamos um bom retorno e nos colocamos à disposição.

Maria Emilia Walter

Reitora em exercício

Sergio Antônio Andrade de Freitas

Decano de Ensino de Graduação (DEG)