No ano em que completa 55 anos, a Universidade de Brasília retorna às origens da proposta de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira com o objetivo de traçar as perspectivas educacionais da instituição para as próximas décadas.
A ciência, em um país desigual como o Brasil, deve pensar soluções criativas para os problemas e os desafios nacionais. Para Darcy e Anísio, a excelência do conhecimento precisa estar sempre atrelada à vivência cotidiana da arte, elevando a influência das referências culturais na formação de novos profissionais e intelectuais. A Universidade de Brasília nasceu com este espírito: conjugar o rigor da ciência à ousadia da arte.
Essa noção está sintetizada também na obra do artista plástico e ex-professor da UnB Athos Bulcão. Em formas geométricas, Athos associa beleza poética à precisão do método. Por isso, os azulejos do Instituto de Artes (IdA), criados por ele, compõem o símbolo da UnB 55 Anos – Ciência e Ousadia.
O marco de lançamento da campanha é a recepção de mais de 4 mil novos alunos neste semestre. Nas atividades de registro acadêmico, no início de fevereiro, os estudantes tiveram o primeiro contato com a identidade visual. Nessa quarta-feira (22), também foi inaugurada a página do Boas-vindas aos Calouros, pensada estrategicamente para esclarecer as principais dúvidas dos alunos que estão entrando na graduação e orientá-los sobre procedimentos e oportunidades da vida acadêmica.
>> Saiba mais sobre o lançamento da página de boas-vindas
Em 7 de março, a #InspiraUnB, aula de abertura do semestre, abordará diferentes perspectivas da responsabilidade científica atrelada à audácia da criatividade. A convidada será a professora da Faculdade de Direito (FD) Debora Diniz, escolhida pela revista norte-americana Foreign Policy um dos cem pensadores globais de 2016.
A comemoração do 55º aniversário da instituição também será marcada pelo retorno da Revista Darcy, a partir de abril. Ao longo do semestre ainda serão realizados seminários, ciclos de palestras, exposições e outros eventos relacionados ao tema da campanha. Para a reitora Márcia Abrahão, essas iniciativas buscam provocar os alunos a pensarem questões além do universo acadêmico.
“Este ano celebraremos os 55 anos da nossa Universidade com um esforço para fazê-la, cada vez mais, palco dos debates de relevância para a sociedade. É nosso compromisso formar cidadãos e profissionais ousados, criativos e bem preparados para lidar com os desafios dos dias atuais. Reforçaremos essa missão com a campanha Ciência e Ousadia", enfatiza.