INSTITUCIONAL

Professores Fernando Mascarenhas e Ricardo Lima tomam posse e indicam que gestão vai priorizar excelência acadêmica e incentivo ao esporte

Comunidade acompanhou posse da nova diretoria da FEF nesta terça-feira (6). Na mesa: Fernando Mascarenhas, Jake Carvalho, Márcia Abrahão e Ricardo Lima. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Dar continuidade ao trabalho de referência desenvolvido na Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB, ampliar a participação nos debates da área a nível local e nacional, contribuir para a construção de políticas públicas relacionadas ao tema, manter a interlocução com entidades esportivas e estimular a realização de atividades esportivas na comunidade acadêmica. Estas são algumas expectativas para o mandato enumeradas pela nova diretoria da FEF, que tomou posse nesta terça-feira (6).

Em cerimônia no auditório da unidade acadêmica, os docentes Fernando Mascarenhas e Ricardo Lima foram conduzidos aos cargos de diretor e vice para o próximo quadriênio (2018-2022). “Nosso princípio é manter a excelência, fazer da FEF uma unidade formadora de qualidade no ensino da graduação e da pós-graduação, nas atividades de pesquisa e de extensão, na relação com a sociedade e na democratização do acesso ao esporte pela nossa comunidade”, afirmou o novo diretor.

Mascarenhas mencionou o salto dado pela faculdade após a implementação do Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Atualmente, a FEF conta com cerca de mil alunos nos cursos de bacharelado, licenciatura e pós-graduação, envolvidos, junto ao corpo docente, nas diversas atividades de educação e formação profissional.

Novo diretor da FEF, Fernando Mascarenhas, esteve ao lado do antigo diretor, Jake Carvalho, na cerimônia de posse. Diretoria pretende estimular envolvimento da unidade na elaboração de políticas públicas para a área. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Somam-se a isso 20 grupos de pesquisa, 20 projetos de extensão, um curso a distância de Educação Física – primeiro do tipo criado no mundo –, além da oferta de práticas esportivas à comunidade. “É nosso desejo fazer da FEF uma unidade com mais vida cultural e esportiva. Isso não será possível se não for feito com planejamento e participação democrática”, acredita Fernando Mascarenhas.

PROGRESSOS – Jake Carvalho, que até então ocupava o cargo de diretor, mencionou outros avanços conquistados pela unidade, entre salas equipadas, laboratórios e a inauguração da praça de convivência, em 2017. Concebida como alternativa à falta de espaço físico no prédio da faculdade, o local abriga o centro acadêmico da Educação Física, sedes da empresa júnior do curso e da Associação Atlética Acadêmica da UnB, salas de estudo e lanchonete.

“Cada um desses passos foi um desafio. Tenho consciência das benfeitorias que trouxemos em nossa gestão”, comentou o professor. Ao transmitir o cargo aos colegas, Jake mostrou-se aberto a auxiliá-los na nova trajetória. O então vice-diretor da FEF, Edson Húngaro, não pôde comparecer à cerimônia por problemas de saúde, mas registrou seus cumprimentos aos sucessores.

A reitora Márcia Abrahão parabenizou a nova direção. “A FEF faz com que estudantes de todos os cursos se apaixonem pela Universidade por conta do esporte. Esse é um dos fatores de redução da evasão”, afirmou. Ela citou os esforços da administração superior para incentivar o esporte na UnB e para garantir maior repasse de recursos às unidades acadêmicas.