TECNOLOGIA

Plataforma que substitui o Webmail pode ser acessada pelos servidores da Universidade. Quase 30 aplicativos passam a estar disponíveis para uso on-line

Plataforma deve facilitar trabalho remoto de técnicos. Arte: Camila Gentil/Secom UnB

A partir desta terça-feira (2), os servidores técnico-administrativos da UnB passam a acessar o e-mail institucional (@unb.br) por meio da plataforma Office.com. Além de novo endereço para acesso da conta, o usuário agora tem espaço para armazenamento de arquivos e 50 GB para os e-mails, ante os 2GB oferecidos anteriormente. O benefício é fruto de acordo da UnB com a Microsoft e não implicou ônus financeiro para a Universidade.

>> Office 365 gratuito chega para facilitar a vida de quem faz atividade em modo remoto

Uma vez feito o login pelo novo endereço, Office.com, o usuário já tem, diante de si, opções de aplicativos como o Teams (para reuniões por plataforma de vídeos), o Outlook (com 50 GB de espaço) e o OneDrive (com 1 TB de armazenamento de arquivos na nuvem). Os já conhecidos Word, Excel e PowerPoint também estão disponíveis por meio de um único login. Tudo é feito pelo navegador da internet e está acessível no computador e no celular.

Estudantes e docentes foram os primeiros a serem migrados. Com isso, a equipe que trabalha no projeto levantou as principais dúvidas que surgiram no primeiro acesso desses dois segmentos à plataforma. O resultado da compilação permitiu a atualização das respostas das questões mais comuns dos usuários - FAQ (Frequently Asked Questions, no original em inglês).

"Nosso trabalho foi pensado de maneira a trazer o melhor da experiência com o Office 365 para o usuário técnico administrativo, que será beneficiado com essas ferramentas no momento em que as atividades têm sido executadas de modo remoto", afirma Jacir Bordim, Secretário de Tecnologia da Informação.

DÚVIDAS? A Microsoft oferece vídeos para entender melhor cada aplicativo. Além deles, a equipe da Coordenação de Suporte Especializado (CSE/STI) atualizou a página do FAQ e dispõe de canal sobre dúvidas de cadastro e transição para a nova plataforma.

"Estamos envidando esforços para aprender e disponibilizar a todos o que a suíte do Office tem de melhor", relata Marcus Jorge, coordenador de Suporte Especializado. Ele recomenda ao usuário que busque ler no site de treinamentos da Microsoft os artigos relacionados aos aplicativos sobre os quais deseja aprender, e destaca que a equipe está disponível para ajudar a comunidade por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os aplicativos do Office 365 estão disponíveis para uso em nuvem, o que significa que não podem ser baixados para o computador. Ademais, a licença está disponível para o usuário enquanto mantiver vínculo com a UnB. A licença contemplada pelo convênio entre a UnB e a Microsoft é a A1, que estabelece o uso gratuito e on-line no âmbito educacional.

Confira a lista completa dos aplicativos da suíte office 365 disponibilizada pelo protocolo firmado entre UnB e Microsoft:

Calendário: agende e compartilhe horários de reuniões e eventos. Receba lembretes automaticamente.

Class Notebook: organize seus planos de lições em um bloco de anotações digitais e crie um espaço de trabalho para os alunos.

Delve: obtenha informações relevantes baseadas nas pessoas e no conteúdo com que você trabalha.

Dynamics 365: divida os setores entre seus aplicativos e processos de negócios.

Excel: modele, analise e visualize dados e informações.

Forms: crie pesquisas, testes e votações e veja facilmente os resultados em tempo real.

Kaizala: aplicativo de chat móvel simples e seguro para o trabalho.

OneDrive: armazene até 1 TB, na nuvem. Acesse e compartilhe seus arquivos em um só lugar.

Outlook: envie e-mails por meio de uma experiência avançada do Outlook.

Pessoas: organize as informações de contato.

Planner: crie planos, organize e atribua tarefas, compartilhe arquivos e obtenha atualizações em andamento.

Power Apps: crie aplicativos Web e móveis com os dados que sua organização já usa.

Power Automate: crie fluxos de trabalho entre seus aplicativos, arquivos e dados para automatizar tarefas demoradas.

Power BI: crie painéis de dados acionáveis, dinâmicos e envolventes e os compartilhe.

PowerPoint: crie apresentações profissionais.

SharePoint: compartilhe e gerencie conteúdo, conhecimento e aplicativos para capacitar a equipe.

Staff Notebook: colabore com professores e a equipe e compartilhe políticas, procedimentos e calendários.

Stream: compartilhe vídeos de aulas, reuniões, apresentações e sessões de treinamento.

Sway: crie e compartilhe apresentações, histórias pessoais e relatórios interativos.

Tarefas: crie e gerencie tarefas no Outlook.

Teams: o espaço de trabalho da equipe.

To Do: gerencie, priorize e conclua as coisas mais importantes que você precisa realizar todos os dias.

Video: compartilhe vídeos de aulas, reuniões, apresentações e sessões de treinamento.

Whiteboard: tela de forma livre projetada para caneta, toque e teclado.

Word: gerenciador e editor de textos.

Yammer: conecte-se com colegas, compartilhe informações e organize projetos.

>> Confira o FAQ sobre o Office 365

>> Curso Intensivo sobre o Office 365

>> Noções básicas do Office 365 – treinamento em vídeo

>> Conheça o Office 365