Desde março, docentes da UnB passaram a ter acesso gratuito ao pacote Office 365, em versão nuvem. Fruto de parceria entre a Universidade e a Microsoft, o protocolo assinado em 2019, sem ônus financeiro, já havia liberado acesso aos estudantes, em outubro de 2019. Os próximos a ter o acesso serão os técnicos administrativos.
"Consideramos que, durante o período de isolamento preconizado pelas autoridades da saúde para conter o avanço do coronavírus, a disponibilização de ferramentas que facilitem atividades remotas passa a ser crucial", opina o diretor do Centro de Informática (CPD) da UnB, Jacir Bordim.
>> Docente, tire dúvidas sobre acesso ao Office 365
Quase 30 aplicativos estão disponíveis para uso gratuito, entre eles os populares Word, Excel, PowerPoint e Outlook. O usuário que tenha alguma dificuldade com as ferramentas também conta com treinamento on-line, oferecido pela Microsoft. Pode também consultar uma lista de perguntas frequentes (FAQ), compiladas pelo CPD.
Para ter acesso à plataforma e seus aplicativos, basta entrar no portal Office com login e senha do e-mail institucional em um dispositivo conectado à internet.
TELETRABALHO FACILITADO – Além dos aplicativos mais conhecidos, há outros que podem ser muito úteis considerando o contexto em que o isolamento social é recomendado.
A ferramenta Teams permite organizar um espaço de trabalho virtual para equipes, além oferecer a possibilidade de reuniões por meio de chats e videoconferências. Também é possível compartilhar e armazenar até 1 TB (1024 GB) na nuvem da suíte.
>> Saiba mais sobre questões de segurança e confidencialidade do Office 365
Outro aliado de quem ainda busca se organizar para trabalhar remotamente, é o To do, aplicativo de gerenciamento de tarefas baseado em nuvem. Ele permite a organização de tarefas por horário e acesso de computador, smartphone ou tablet, onde o usuário estiver.
Já o Sway é um programa de apresentações e permite que usuários com a conta Microsoft combinem texto e mídia para criar boletins informativos, apresentações e comunicações.
Confira a lista completa dos aplicativos da suíte office 365 disponibilizada pelo protocolo firmado entre UnB e Microsoft:
Calendário: agende e compartilhe horários de reuniões e eventos. Receba lembretes automaticamente.
Class Notebook: organize seus planos de lições em um bloco de anotações digitais e crie um espaço de trabalho para os alunos.
Delve: obtenha informações relevantes baseadas nas pessoas e no conteúdo com que você trabalha.
Dynamics 365: divida os setores entre seus aplicativos e processos de negócios.
Excel: modele, analise e visualize dados e informações.
Forms: crie pesquisas, testes e votações e veja facilmente os resultados em tempo real.
Kaizala: aplicativo de chat móvel simples e seguro para o trabalho.
OneDrive: armazene até 1 TB, na nuvem. Acesse e compartilhe seus arquivos em um só lugar.
Outlook: envie e-mails por meio de uma experiência avançada do Outlook.
Pessoas: organize as informações de contato.
Planner: crie planos, organize e atribua tarefas, compartilhe arquivos e obtenha atualizações em andamento.
Power Apps: crie aplicativos Web e móveis com os dados que sua organização já usa.
Power Automate: crie fluxos de trabalho entre seus aplicativos, arquivos e dados para automatizar tarefas demoradas.
Power BI: crie painéis de dados acionáveis, dinâmicos e envolventes e os compartilhe.
PowerPoint: crie apresentações profissionais.
SharePoint: compartilhe e gerencie conteúdo, conhecimento e aplicativos para capacitar a equipe.
Staff Notebook: colabore com professores e a equipe e compartilhe políticas, procedimentos e calendários.
Stream: compartilhe vídeos de aulas, reuniões, apresentações e sessões de treinamento.
Sway: crie e compartilhe apresentações, histórias pessoais e relatórios interativos.
Tarefas: crie e gerencie tarefas no Outlook.
Teams: o espaço de trabalho da equipe.
To Do: gerencie, priorize e conclua as coisas mais importantes que você precisa realizar todos os dias.
Video: compartilhe vídeos de aulas, reuniões, apresentações e sessões de treinamento.
Whiteboard: tela de forma livre projetada para caneta, toque e teclado.
Word: gerenciador e editor de textos.
Yammer: conecte-se com colegas, compartilhe informações e organize projetos.
Leia mais:
>> Curso Intensivo sobre o Office 365
>> Noções básicas do Office 365 – treinamento em vídeo
>> Tire dúvidas sobre acesso ao Office 365
>> UnB libera acesso ao Office 365 para docentes