TECNOLOGIA

UnB e Microsoft assinaram protocolo que permite a utilização gratuita do pacote Education, no qual estão incluídos aplicativos do Office. Novidade passa a valer ainda em 2019

Plataforma Office 365 oferece à comunidade acadêmica acesso a ferramentas para facilitar rotinas acadêmicas e administrativas. Foto: Julio Minasi/Secom UnB

A Universidade de Brasília assinou um protocolo de intenções com a Microsoft para disponibilização gratuita da plataforma on-line Office 365 for Education a todos os membros da comunidade universitária – estudantes, professores e técnicos. A parceria entre as duas instituições não envolveu transação financeira.

A plataforma on-line permite uso de vários aplicativos, como Word, Outlook, PowerPoint, ExcelOneNote, SharePoint, Teams e acesso à nuvem no OneDrive, que oferece 1TB de capacidade de armazenamento para cada usuário. Com login e senha, o interessado precisará apenas do equipamento de informática (computador, notebook, celular, tablet) com acesso à internet.

A plataforma se soma a outras ferramentas já disponíveis para a comunidade acadêmica e que facilitam diversas rotinas na instituição. “O objetivo do protocolo é incorporar tecnologias nos processos que constituem o fazer universitário e permitir avanços na forma de criar conhecimento, ciência e tecnologia”, observa o vice-reitor Enrique Huelva.

Ele destaca que o acordo faz parte dos esforços empenhados pela administração da Universidade para melhorar o andamento das atividades-fim e meio da instituição, com o uso de tecnologia de ponta. A disponibilização do acesso se dará ainda no primeiro semestre de 2019, após o Centro de Informática (CPD) finalizar algumas medidas técnicas necessárias para a implantação.

CONFIABILIDADE – O armazenamento na nuvem será customizado para a Universidade de Brasília, o que reforça, ainda mais, a segurança dos dados. A Microsoft se responsabiliza pela privacidade de quaisquer conteúdos que circulem pela plataforma, inclusive no que diz respeito à propriedade intelectual de produções feitas com a ferramenta.

Entre os aplicativos disponíveis, chama atenção o Teams, de colaboração em tempo real. Nele, o docente pode, por exemplo, criar um ambiente virtual com turma de alunos de cada disciplina e manter diálogo com eles, incluir tarefas, fazer avaliações, enviar arquivos e realizar conferências por áudio e vídeo.

Em visita à sede da Microsoft em Brasília, decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, observa o potencial de facilidades que a plataforma pode oferecer. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

"É possível que o docente aumente o contato com os estudantes. É uma grande ferramenta para o aprendizado. É integradora”, avalia o professor Jacir Bordim, diretor do CPD, que participou da concepção do acordo.

Ele entende a parceria como fundamental para a modernização da UnB. “São ferramentas com grande possibilidade transformadora das práticas de ensino, aprendizagem e pesquisa”, avalia. O mesmo recurso pode ser adaptado para atividades de pesquisa e gestão administrativa.

As ferramentas estão preparadas para atender demandas variadas de acessibilidade e são maleáveis para responder às particularidades e necessidades de cada usuário. Aplicativos e extensões também estarão disponíveis de forma gratuita.