OPINIÃO

Marcus Tanaka de Lira é professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET/UnB). Diretor do Instituto Rei Sejong Brasília (IRS-BSB) e líder do grupo de pesquisa Estudos Asiáticos do NEASIA/CEAM. Com pós-doutorado na Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros (2023), pesquisa línguas do nordeste asiático, como coreano e japonês.

Marcus Tanaka de Lira

O Instituto Rei Sejong Brasília completou cinco anos em agosto de 2023, consolidando-se como um importante polo de difusão do idioma coreano no Planalto Central. Desde sua inauguração, mais de 750 alunos já foram impactados por nossos cursos gratuitos de língua e cultura, e hoje temos 180 estudantes frequentando nossas salas de aula no Campus Darcy Ribeiro.

Desde então, divulgamos aspectos da culinária, como na nossa inauguração e em diversas colaborações; da música, como na Noite da Cultura Coreana; e do cinema, como no último dia da escrita coreana e na nossa parceria com a UnBTV. Brasília também se tornou posto de aplicação anual do TOPIK (Test of Proficiency in Korean), abrindo portas para intercâmbio e oportunidades de emprego.

A influência do nosso instituto também pode ser medida pelas oportunidades que têm crescido exponencialmente na Universidade. Temos testemunhado o surgimento de publicações sobre a língua no Instituto de Letras, potencialmente formando pesquisadores para uma futura graduação em coreano no campus. Além disso, em cooperação com a Embaixada da República da Coreia no Brasil, frequentemente indicamos estudantes para estudos no país. Como ponto de atração para pesquisadores da língua, completamos ano passado as parcerias com todas as três universidades sul-coreanas que oferecem cursos de graduação em língua portuguesa, com a Universidade de Dankook, fechando este ano a coreaníssima trindade.

Aliás, se diz na Coreia que uma andorinha não faz primavera (nem verão, como sabemos), e aqui também não estamos sós: cooperamos com o Núcleo de Estudos Asiáticos e o UnB Idiomas, que já ensinaram no passado a língua com material próprio, e a Secretaria de Tecnologia e Informação nos possibilitou termos o 1° site institucional da UnB em Wordpress. E, após cinco anos de frutífera relação com a Sociedade Brasil-Coreia (KOBRAS), a partir de 2024 funcionaremos em parceria com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Busan (BUFS), aumentando as chances de intercâmbio e pesquisa para discentes e docentes de ambas as instituições.

Inclusive, é impressionante o carinho mútuo entre nossos países: se há indubitavelmente um grande interesse pela Coreia aqui, após um ano lá, posso dizer que também fui muitíssimo bem recebido quando dizia minha origem. Ouvi desconhecidos me dizendo em português “Obrigado”, “Bom dia” e, para minha surpresa, até um inesperado “o melhor do mundo” (receba!). Já entre os conhecidos, vi o quanto eles divulgavam diuturnamente nosso país, como na diligente aplicação do Celpe-Bras na Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros e nos eventos realizados pela graduação em português da Universidade de Estudos Estrangeiros de Busan para promover a língua e a cultura do Brasil. Ouvi muita bossa nova (e funk carioca) nas ruas de Seul, comi pão de queijo e descobri até que Meu Pé de Laranja Lima é leitura obrigatória por lá. Hoje me pergunto: O que será que os próximos anos reservam para nossos países? A todos trabalhando nessa parceria, 화이팅!

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.