Ação do Ministério das Relações Exteriores incentiva estudantes estrangeiros que têm destaque acadêmico na graduação

Kenderloude Simeon, estudante de Enfermagem na UnB, recebeu o primeiro lugar na Bolsa Mérito para estudantes estrangeiros. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

A estudante haitiana de Enfermagem (FS/UnB) Kenderloude Simeon conquistou o primeiro lugar na Bolsa Mérito do Itamaraty. Com valor de R$ 622, é paga mensalmente durante um semestre e é oferecida a estudantes do Programa de Estudantes de Convênio de Graduação (PEC-G) com desempenho escolar de excelência. A iniciativa é uma parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE) com instituições de ensino superior.

 

Na UnB desde 2021, Simeon contou que dificuldades com o idioma português afetaram o desempenho acadêmico: “Isso mexeu muito comigo, porque, quando eu estava lá no meu país, eu tirava notas muito boas.”

 

Com a ajuda de amigos e professores, ela conseguiu vencer os desafios do idioma e recebeu o primeiro lugar da Bolsa Mérito para o segundo semestre de 2024. “Eu não esperava por esse resultado”, disse.

 

Os critérios de avaliação incluem notas nas disciplinas cursadas, participação em atividades extracurriculares e análise socioeconômica.

 

Para o chefe da divisão de Cooperação Educacional do MRE, Jonas Paloschi, ela representa um exemplo aos estudantes, devido à dedicação ao rendimento acadêmico, e ao Haiti, pois retrata a qualidade dos estudantes daquele país.

 

Assista íntegra da reportagem da UnBTV: 

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB, com informações da UnBTV.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.