A Semana Universitária 2025 (Semuni) está a todo vapor. No dia 6, o Beijódromo recebeu os bolsistas selecionados para um programa de formação dos estudantes que irão atuar no planejamento e execução das ações. Essa é a primeira atividade presencial relacionada ao evento, que acontece de 3 a 8 de novembro, nos quatro campi da Universidade de Brasília.
O tema deste ano será UnB e Territórios em Movimento: saberes, inovação e sociedade. Ele celebra o papel da Universidade na integração entre ensino, pesquisa e extensão. A identidade visual também está ligada ao slogan institucional deste ano: Conhecimento em movimento, sociedade em transformação, que ressalta a importância da ciência e do engajamento das cidadãs e dos cidadãos na criação de soluções inovadoras para os desafios atuais.
Durante o evento de boas-vindas aos extensionistas, refletiu-se a expectativa para o encontro, que promete ser mais amplo e envolver efetivamente mais decanatos e unidades acadêmicas. “Já temos mais de mil propostas de ações submetidas e o objetivo é ter um protagonismo estudantil maior”, afirma o diretor técnico de Extensão da UnB, Leonardo Petrus.
Ele conta que uma das novidades deste ano será a programação composta por projetos de extensão que envolvem crianças. “A Semuni infantil vai ter várias atividades voltadas para esse público, que é o futuro da ciência e serão os próximos pesquisadores da Universidade”, comenta Leonardo.
“Este ano também vamos explorar a descentralização da Universidade e ter destaques em todos os campi”, explica a decana de Extensão, Janaína Soares. “A abertura e o encerramento serão no Darcy Ribeiro; já na terça, o destaque é para Ceilândia (FCTS); quarta, Gama (FCTE); e quinta, Planaltina (FUP)”, salienta. A programação terá ações simultâneas todos os dias.
Os bolsistas selecionados trabalharão no pré e pós-evento, além de atuarem diretamente com o público nos dias de realização da Semuni. “É a primeira vez que participo e estou bem animada para ter contato com outras pessoas e cursos, o que vai me trazer muitos conhecimentos novos”, diz a aluna de Enfermagem Kaylane Moreira.
Amanda Campos cursa Turismo e vai atuar na produção cultural. Ela conta que está animada para participar da Semuni, na área de eventos. "Ser bolsista é uma oportunidade excelente de ver como tudo acontece”, afirma.
