A Universidade de Brasília e o Exército Brasileiro celebraram, na segunda-feira (9), um novo acordo de cooperação. Desta vez, a parceria foi firmada com o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa, ensino e extensão em temas de interesse mútuo das instituições, especialmente na Região Amazônica. A colaboração envolve áreas como infraestrutura, projetos de engenharia, sistemas de inteligência de dados, além da produção e distribuição de energia. O documento foi assinado pela reitora Márcia Abrahão e pelo chefe do DEC, general Anísio David de Oliveira Júnior, no Salão de Atos da Reitoria.
“Desde que assumimos, temos estabelecido muitas parcerias profícuas com o Exército. Na UnB, criamos o Decanato de Pesquisa e Inovação, com uma estrutura dedicada a garantir celeridade, tranquilidade e segurança jurídica na tramitação de projetos. Isso nos permitiu ampliar significativamente nossas parcerias e a captação de projetos”, afirmou a reitora Márcia Abrahão, ao detalhar as ações da UnB. “Temos um Parque Científico e Tecnológico muito bem estruturado e usinas fotovoltaicas em todos os quatro campi. O campus da Faculdade UnB Gama, por exemplo, é autossuficiente. Além disso, acabamos de receber sete veículos elétricos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial”, enumerou.
A reitora destacou que a parceria com o Exército não envolve transferências financeiras. A iniciativa promove algo ainda mais valioso: o intercâmbio de conhecimento. “Isso será extremamente enriquecedor para nossos estudantes e pesquisadores, ajudando a diminuir a evasão e a melhorar os indicadores acadêmicos da Faculdade de Tecnologia (FT), especialmente na pós-graduação.”
Sob a liderança da FT e do Sistema de Engenharia do Exército (SEEx), o acordo tem vigência de 60 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Serão desenvolvidos projetos voltados para a Amazônia, abordando temas como o uso de geossintéticos em obras geotécnicas, produção aditiva (impressão 3D), gerenciamento estratégico de dados, eficiência energética, entre outros.
O general Anísio David enfatizou a importância da colaboração entre as instituições. “É um avanço com a certeza de estarmos na direção correta. Estou convicto de que esse acordo trará frutos importantes para a Universidade, para o Exército, mas, principalmente, para o Brasil”, afirmou. “Essa cooperação vai além dos muros da Universidade. Temos o compromisso de transformar conhecimento em soluções concretas para o Brasil, e essa parceria com o Exército só reforça esse propósito”, reforçou a reitora.
Supervisora acadêmica do acordo de cooperação, a professora da FT Andréa Cristina dos Santos observou que todos os grandes centros de pesquisa atuam em conjunto com as forças armadas. O vice-diretor da FT, Paulo Celso Gomes, acrescentou: “Temos buscado essas parcerias com a comunidade externa e com instituições renomadas e reconhecidas, como o Exército".