A Universidade de Brasília inaugurou os quiosques da ala norte do Instituto Central de Ciências (ICC), campus Darcy Ribeiro, no dia 1º. A nova infraestrutura inclui quatro lanchonetes e quatro lojas para outras atividades comerciais, como papelarias e bancas. Os espaços foram desenvolvidos por pesquisadores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), vencedores de concurso realizado em 2017 pela Secretaria de Infraestrutura (Infra), Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI) e FAU. Em junho, oito espaços foram entregues aos permissionários na ala sul. A obra dos dois setores recebeu investimento total de R$ 943 mil.
>> Leia também: UnB inaugura oito quiosques no ICC Sul
“É mais um compromisso que assumimos com vocês e que conseguimos cumprir, mesmo com todas as dificuldades que passamos esses anos todos”, celebrou a reitora Márcia Abrahão. A gestora explicou que a entrega dos quiosques e a revitalização de áreas próximas, incluindo novas melhorias de acessibilidade, são importante avanço na infraestrutura da UnB, integrando a arquitetura, o urbanismo e o papel pedagógico da Universidade.
Os novos quiosques foram desenvolvidos de acordo com normas de acessibilidade e vigilância sanitária, proporcionando segurança para a comercialização de alimentos e comodidade para os usuários. Além disso, a estrutura dialoga com a linguagem arquitetônica do ICC. “É uma ação que requalifica a emblemática edificação da Universidade de Brasília, o Minhocão. Ao longo desses oito anos de gestão, realizamos diversas ações, como a reforma de módulos e de anfiteatros e a instalação de plataformas, que enaltecem a importância desse prédio”, disse o secretário de Infraestrutura, Augusto Dias.
“Esta obra é o resultado de um sonho coletivo e de um trabalho muito dedicado, no qual a gestão e os permissionários caminharam lado a lado para superar os desafios e construir juntos esse espaço renovado", reforçou a secretária de Patrimônio Imobiliário, Dioney Magalhães. "Hoje, ao entregarmos a última etapa desses quiosques, celebramos o empenho de cada um e a segurança que esses novos espaços representam para quem trabalha e circula pelo ICC. É com imensa alegria que vemos essas melhorias, que não apenas qualificam as instalações, mas oferecem mais conforto e acolhimento para nossa comunidade e para todos os usuários.”
Para os permissionários, a nova infraestrutura representa mais do que um espaço de trabalho: é a realização de um compromisso de segurança e estabilidade. O representante Artur Viana destacou o impacto positivo das novas instalações. “Ela prometeu que, enquanto estivesse à frente da UnB, não seríamos retirados. E cumpriu sua palavra. Hoje, estamos em um espaço mais confortável, com lojas novas. Ficaremos eternamente gratos por tudo o que foi feito por nós”, disse.
HISTÓRICO – Em 2017, a SPI, a Infra e a FAU organizaram um concurso, o primeiro realizado pela gestão atual. O projeto vencedor foi desenvolvido pelos então estudantes de pós-graduação Gabriel Solórzano, Paulo Victor Ribeiro e Rodrigo da Cruz, com a colaboração dos discentes de graduação Isabella Derenusson, Luana Alves e Victor Itonaga. A equipe foi coordenada pela docente da FAU Erica Mitie.
Paulo Victor Ribeiro destacou o caráter coletivo e inovador do processo, iniciado há sete anos. “Nossa intenção era criar um espaço que respeitasse e melhorasse o local de encontro da comunidade, um lugar já carregado de significados para todos que convivem aqui. A UnB não só transformou o espaço físico, mas deu nova vida ao conceito de integração e acolhimento que este local representa.”