INFORMAÇÃO

Ampliação do alcance dos canais institucionais e da repercussão na mídia é resultado do trabalho desenvolvido na área da Comunicação

 

Pesquisadores da UnB fazem avanços em ciência. A novidade chega à redação da Secretaria de Comunicação (Secom) e, pouco depois, transforma-se em notícia nos diversos canais de comunicação da Universidade. É assim que toda a produção científica e acadêmica sai dos laboratórios e das salas de aula para ganhar notoriedade mundo afora.

 

Empenhada em dar cada vez mais visibilidade ao que é feito dentro da instituição, e também focar na transparência dos atos administrativos, em 2017 a Secom viu sua atuação refletida em resultados satisfatórios. O aumento da relevância da UnB em suas redes sociais, a ampliação da presença na mídia e na internet, além da reestruturação de alguns de seus produtos de comunicação, são parte dos destaques.

 

“Temos o compromisso de fazer com que a informação científica, tecnológica, cultural e social retorne em dividendos à sociedade, sendo também um serviço para a própria mídia, interessada em saber o que a Universidade tem feito de melhor”, declara a secretária de Comunicação, Thaïs de Mendonça.

 

Pesquisas, projetos de extensão, atividades artísticas e culturais, serviços, assim como temas da atualidade ganharam importância nos portais UnB, Notícias e Ciência, Facebook, Twitter, Fique por Dentro, UnB Hoje e Revista Darcy. Em 2018, a expectativa é aproximar ainda mais a instituição dos assuntos de interesse da sociedade, com o lançamento da campanha UnB Mais Humana, que vai celebrar os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos com diversas ações que reforçam valores como respeito, cidadania, solidariedade, compromisso e igualdade.

 

BALANÇO – A UnB conseguiu obter mais destaque por meio de suas redes sociais. Nesses canais, administrados pela equipe de Relações Institucionais, é possível se informar sobre assuntos diversos relacionados à instituição, esclarecer dúvidas e interagir com os demais usuários que acompanham os perfis.

 

A página do Facebook, por exemplo, teve um salto no número de seguidores, que passou dos cem mil – aproximadamente 20 mil a mais do que em 2016. Os esforços para aproximar a UnB das comunidades acadêmica e externa repercutiram ainda no alcance das postagens, que atingiram média de 15 mil usuários no período, desempenho 50% melhor do que o de 2016. O sucesso repetiu-se no Instagram e no Twitter da instituição, o último com aumento do número de seguidores de 50 mil para 72,7 mil. 

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

OLHO NA WEB – Outro destaque do ano foi o impacto alcançado na internet. A instituição foi considerada a oitava no país com maior presença na web, segundo o Ranking Web of Universities. A avaliação, realizada por órgão ligado ao Ministério da Educação da Espanha, se pauta em resultados de buscas realizadas em plataformas digitais e considera quatro indicadores: presença, visibilidade, transparência e excelência na internet. Na América Latina, a UnB é a 16ª.

 

Espaço eletrônico por onde escoam os principais conteúdos noticiosos e institucionais, o site da Universidade de Brasília recebeu, entre dezembro de 2016 e novembro de 2017, quase dois milhões de acessos em matérias por usuários em diferentes regiões do Brasil e do exterior. O canal é alimentado pela editoria de Produção de Conteúdo.

 

Nesse período, a matéria campeã de visualizações, com quase cem mil acessos, trouxe como destaque a menção à professora Débora Diniz, da Faculdade de Direito (FD), na lista dos cem pensadores globais de 2016. O reconhecimento feito pela revista norte-americana Foreign Policy foi motivado pela atuação da docente nas políticas para proteção à saúde das mulheres vítimas da epidemia do zika vírus no Brasil.

 

Outra notícia de grande repercussão relembrou homenagem prestada pelo Instituto de Ciências Biológicas (IB) à estudante Louise Ribeiro, vítima de feminicídio em 2016. A matéria obteve mais de 35 mil visualizações. A publicação da posse de Márcia Abrahão, primeira mulher eleita para a Reitoria, também rendeu vários cliques – foram 13.339 –, assim como demandas da imprensa, interessada em noticiar esse que foi considerado um marco para a Universidade.

 

Além do site institucional, a UnB dispõe de periódico de jornalismo científico e cultural, com o intuito de fomentar a discussão de temas da atualidade e democratizar o acesso ao conhecimento produzido na academia. Após pausa de três anos em sua publicação, a Revista Darcy foi retomada em março de 2017 e ganhou duas novas edições, que retrataram a história da Universidade e assuntos de importância social.

 

VISIBILIDADE – O que sai nos canais institucionais de comunicação também torna-se fonte de informação para abastecer a imprensa local, nacional e internacional. A UnB esteve presente em cerca de sete mil notícias de rádio, televisão, revistas e sites diversos – quase mil a mais que em 2016.

 

Tamanha influência também se deve às contribuições da equipe de Assessoria de Imprensa, responsável pela recepção das demandas dos veículos de comunicação. O setor realiza média de 800 atendimentos por mês para prestar informações à imprensa sobre a instituição, além de intermediar solicitações de entrevistas com especialistas e gestores da Universidade. 

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Recentemente, o trabalho da editoria passou por reformulação, com a implantação do projeto de assessoria ativa, que visa aumentar a presença da UnB por meio do envio de materiais à imprensa. “Isso significa, em outros termos, estreitar relações com os meios de comunicação. Somos muito procurados, por isso estamos tentando melhorar a qualidade do nosso atendimento”, avalia a secretária Thaïs de Mendonça.

 

As projeções para o próximo ano incluem melhorias em outros serviços. Entre eles, a atualização do banco de fontes para entrevistas, a restauração da periodicidade da Revista Darcy e a inserção de novos produtos que tenham a marca da UnB, sob chancela da equipe de Design Gráfico, um dos setores responsáveis por zelar pela imagem institucional.

 

“Esses lançamentos vão desde camisetas e brindes para os vários visitantes que vêm à UnB todos os dias, até panfletos e folhetos em língua estrangeira, os quais passarão por atualização. Todos esses são instrumentos de divulgação da instituição”, aponta a secretária.

 

SECOM – Para manter a comunidade interna e externa informada sobre tudo o que acontece na UnB, a Secom dispõe de produtos e serviços de comunicação para divulgação e cobertura jornalística de eventos, projetos de pesquisa e de extensão, atividades de ensino e outras ações desenvolvidas na Universidade. As solicitações dos serviços podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., observados os requisitos e prazos da equipe.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.