Uma das ações do programa Simplifica UnB, o peticionamento eletrônico teve início em janeiro de 2019 e, a partir desta segunda-feira (7), disponibiliza novo serviço: o trancamento justificado. Essa opção é relativa ao trancamento geral ou parcial justificado por motivos que impedem a continuidade do curso, como razões de saúde ou afastamentos para estudos no exterior.
A requisição poderá ser feita, a partir de agora, sem a necessidade de se dirigir a um dos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) nos campi, sendo realizada diretamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no Portal do Aluno.
Os detalhes sobre o serviço e as modalidades do trancamento justificado estão disponíveis no Manual de Trancamento Justificado – versão 1.0, que contempla ao todo dez passos para a conclusão da solicitação. É importante ressaltar a necessidade de anexar os comprovantes de acordo com a modalidade pleiteada.
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Vale lembrar que já estão disponíveis para solicitação on-line o aproveitamento de estudos e a alteração de opção.
AVALIAÇÃO – Para o presidente da comissão permanente do Simplifica UnB, o vice-reitor Enrique Huelva, o retorno tem sido muito positivo. “Além da facilidade e comodidade para o estudante, a iniciativa gera mais transparência e eficácia, pois é possível acompanhar todo o andamento do processo”, defende.
A ferramenta digital também traz benefícios para todos os atores envolvidos no processo. “O peticionamento eletrônico tem apresentado bons resultados, com a redução dos prazos de tramitação dos processos, a transparência no acompanhamento das solicitações e a eliminação da etapa antes obrigatória de recepção presencial da demanda, o que tende reduzir o atendimento via balcão”, considera a diretora de Processos Organizacionais (DPR), do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Luciana Couto.
O vice-reitor também aponta como outras vantagens a avaliação qualitativa do processo, podendo identificar gargalos e melhorar o fluxo, e a possibilidade de dedicação a um atendimento presencial mais humanizado, focado em questões que realmente precisam do contato face a face.
Desde que a ferramenta foi implementada, foram realizados 6.546 processos de aproveitamento de estudos. Nesse caso, houve redução no tempo de tramitação, que caiu de 65 para 33 dias, comparando o mesmo período (entre fevereiro e setembro) de 2018 e 2019.
SOBRE O PETICIONAMENTO – Além da SAA e da DPR/DPO, também estão envolvidos no desenvolvimento do canal o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o Centro de Informática (CPD) e o Arquivo Central (ACE).
A expectativa é que outros serviços sejam disponibilizados até 2020. Os processos estão sendo priorizados conforme o volume e a demanda acadêmica. O presidente da comissão permanente do Simplifica UnB informa que já está sendo iniciado o projeto de mapeamento do processo de concessão de crédito em língua estrangeira, que deve ser o próximo serviço a integrar o peticionamento eletrônico.
O programa Simplifica UnB foi criado em 2017 com o objetivo de aperfeiçoar a gestão administrativa e acadêmica da Universidade de Brasília.
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