EXCELÊNCIA

Entre as federais, a Universidade de Brasília manteve a sétima colocação. No Brasil, é a 11ª melhor universidade. Quase 21 mil instituições foram avaliadas

Na classificação latino-americana do CWUR 2024, a UnB é a 19ª melhor universidade. Na edição anterior, era a 22ª. Fotos: Luiz Filipe Barcelos/Secom UnB

A Universidade de Brasília apresentou avanços significativos na avaliação de 2024 feita pelo ranking Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos, melhorando sua posição nacional e internacionalmente. Nesta edição, a UnB subiu para 11ª colocação entre as brasileiras e manteve-se como a sétima melhor universidade federal; entre as latino-americanas, passou para a 19ª; e, no mundo, conquistou o top 4%, com o 836º lugar, entre as 2 mil classificadas, de 20.966 instituições de ensino superior avaliadas. O ranking foi divulgado nesta segunda-feira (13).

Em 2023, a UnB era a 12ª melhor universidade no Brasil, a 22ª na América Latina e a 857ª no mundo. “Esse resultado é uma conquista de toda a nossa comunidade. Apesar dos inúmeros desafios que temos enfrentado nos últimos anos, com cortes no nosso orçamento e ataques às universidades públicas, cumprimos a nossa missão de fazer ensino, pesquisa e extensão de excelência, avançando cada vez mais e mantendo a UnB como uma das universidades mais importantes e respeitadas do Brasil e da América Latina. Se houvesse investimento adequado e permanente nas universidades federais e na ciência no nosso país, certamente o Brasil se sairia melhor”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

Nesta edição, a UnB superou a nota geral que recebeu em 2019, quando o ranking mudou a metodologia de avaliação. Naquele ano, a Universidade de Brasília marcou 71,4 pontos, a melhor pontuação até então. Agora, em 2024, foram 71,5. “Isso mostra que os investimentos que temos feitos em editais de pesquisa e incentivo à publicação de artigos, por exemplo, têm efeitos concretos e muito positivos. Há um grande esforço para que a UnB continue contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico e social do Brasil”, disse a decana do Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Os resultados mostram que a empregabilidade discente melhorou consideravelmente, subindo da 1.081ª para a 998ª posição, enquanto a produção científica avançou do 822º para o 803º lugar. "Essa melhora é um reflexo direto da excelência acadêmica da UnB e do compromisso contínuo da nossa comunidade com a inovação", afirmou Guilherme Viana, diretor de Avaliação e Estatísticas Institucionais no Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional.

ENTENDA – O CWUR é uma agência de consultoria na área de assessoria política e estratégica, voltada para governos e universidades. São avaliados o número de egressos laureados com distinções acadêmicas de prestígio, em relação ao tamanho da instituição (25%); a empregabilidade de egressos (25%), mensurada pelo número de formados que ocupam posições executivas de destaque nas maiores empresas mundiais, em relação ao tamanho da instituição; o número de distinções acadêmicas de prestígio recebidas por professores (10%); e, ainda, o desempenho em pesquisa (40%), que engloba número total de artigos científicos, publicações em periódicos de primeira linha, publicação em periódicos de alta influência e citações de artigos com elevado número de citações.