EXCELÊNCIA

QS World University Rankings 2025 avaliou 5,6 mil instituições. Universidade de Brasília mantém-se no top 5 das federais e top 10 do Brasil há quatro anos

Maiores pontuações da UnB no QS World University Rankings 2025 foram nos indicadores rede de pesquisa, sustentabilidade, empregabilidade e reputação acadêmica. Foto: Alira Ranara/Ascom GRE

A Universidade de Brasília é a quinta melhor universidade federal do país, segundo o QS World University Rankings 2025, divulgado nesta terça-feira (4). No Brasil, é a nona. Nas avaliações, foram classificadas, respectivamente, 22 e 35 universidades. Já no cenário internacional, a UnB melhorou significativamente, saindo da faixa 801-850, no ano anterior, para 751-760, neste ano. São 5.663 participantes nesta edição, quase o dobro de 2023, quando houve 2.963 instituições avaliadas.

A UnB mantém-se entre as cinco melhores federais e as dez melhores nacionais desde 2020. “A cada ano, a Universidade de Brasília reafirma sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Somos uma instituição de referência em sustentabilidade e internacionalização. Esses números expressam o esforço e empenho da nossa comunidade, que apesar das inúmeras dificuldades que enfrentamos, como os cortes sucessivos de orçamento e ataques à educação e à ciência, continua trabalhando pelo desenvolvimento do país, promoção e a divulgação do conhecimento”, diz a reitora Márcia Abrahão.

A pontuação geral da UnB subiu, passando de 13,9, em 2023, para 16,4 neste ano. O QS World ranqueia as instituições por meio dos seguintes indicadores: reputação acadêmica, reconhecimento no mercado de trabalho, citações por docente, relação docente aluno, estudantes estrangeiros, docentes estrangeiros, rede de pesquisa internacional, empregabilidade e sustentabilidade.

As melhores notas da UnB foram nos indicadores rede de pesquisa internacional (67,5) e sustentabilidade (35,1). Em seguida, estão empregabilidade (29,6) e reputação acadêmica (25,3). “Nos demais indicadores, tivemos pequenas quedas ou mantivemos o resultado da edição anterior. Há um grande empenho da gestão em garantir o apoio, por meio de editais, para que nossos pesquisadores, docentes e discentes publiquem seus trabalhos em periódicos científicos e participem de grandes eventos acadêmicos”, exemplificou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.