EXCELÊNCIA

Número de artigos publicados em revistas de alto impacto reforça o papel da Universidade de Brasília como uma das universidades mais importantes do Brasil, na classificação internacional

A nota da UnB subiu indicadores que avaliam o número de artigos publicados nas revistas Nature e Science e de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A UnB se consolida como uma das melhores universidades do país. De acordo com o Ranking de Xangai ou Academic Ranking of World Universities (ARWU) de 2024, a UnB está na 4ª posição entre federais. No Brasil, é a 7ª melhor. Compartilham essas posições, empatadas, também a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Considerando o cenário mundial, a UnB está na faixa de classificação 701-800. Mais de 2.500 universidades são avaliadas pelo ARWU todos os anos, e as mil melhores são listadas. Nesta edição, foram 18 participantes nacionais e 15 federais.

A UnB melhorou a sua nota em relação à edição de 2023. No indicador N&S, cuja pontuação se dá pelo número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, a Universidade de Brasília passou da nota 5 para 5,9. No indicador PUB – que considera o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation – a nota subiu de 27,7 para 29,7. Já no PCP, em que é ponderado os escores dos demais cinco indicadores pelo quantitativo de pessoas que atuam na área acadêmica da instituição, a nota foi de 12,1 para 12,8.

A UnB não pontuou nos indicadores “alunos que receberam prêmio Nobel ou medalha Fields”, “docentes que receberam Prêmio Nobel ou Medalha Fields” e “Número de pesquisadores altamente citados selecionados pelo Instituto de Informação Científica na Clarivate”.

A reitora Márcia Abrahão destaca que o resultado é uma conquista de toda a comunidade da UnB e consequência de uma política institucional orientada para o fomento à pesquisa e publicação. “Esses resultados reforçam o nosso papel como uma universidade de excelência e inovadora. Desde que assumimos a gestão, a Universidade de Brasília figura entre as principais instituições do país e da América Latina. Precisamos garantir que não haja retrocesso e que a UnB continue a fazer ensino, pesquisa e extensão de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.”

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, ressalta que a melhoria na avaliação da UnB é um reflexo da dedicação e do empenho de docentes, estudantes e técnicos administrativos em tornar a Universidade de Brasília uma instituição cada vez mais relevante, nacional e internacionalmente. “Continuamos a trabalhar para fomentar ainda mais a inovação na comunidade acadêmica e a apoiar a publicação de artigos científicos pelos nossos pesquisadores”, conclui a decana.

ENTENDA – Além dos indicadores N&S, PUB e PCP, o Ranking de Xangai avalia o número de ganhadores do prêmio Nobel e das Medalhas Fields entre egressos (Alumni) e entre docentes (Award) e a quantidade de pesquisadores altamente citados em revistas internacionais selecionadas pela Clarivate (HiCi).

O Ranking de Xangai foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pela Shanghai Jiao Tong University, China, e atualizado anualmente. Desde 2009, quem cuida do ranking é a Shanghai Ranking Consultancy, uma organização independente em inteligência de ensino superior que não é subordinada a nenhuma universidade ou agência governamental.