NOVIDADE

Feita por meio de módulo no Sigaa, tecnologia reúne automaticamente informações sobre atividades acadêmicas e é integrada com o Lattes

Sistema vai tornar mais ágil e simples o processo de promoção e progressão docente. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

A UnB está modernizando o processo de progressão e promoção dos docentes, tornando-o mais ágil e simplificado. O sistema foi desenvolvido e customizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), com o apoio do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP). Ele opera junto ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e reúne automaticamente as atividades acadêmicas dos professores, com integração à plataforma Lattes.

 

“Na nossa gestão, temos avançado no aprimoramento e na simplificação da progressão docente. Assim que assumimos, a primeira providência foi discutir e aprovar uma resolução que atendesse melhor as atividades dos docentes. Também não havia sistema para progressão dos professores. Instituímos o primeiro sistema para todos, juntamente com especialistas da área e a STI: o Sistema de Avaliação de Desempenho Docente (SADD). Recentemente, atualizamos a tabela de pontuação, que agora contempla de forma mais equilibrada todas as atividades, incluindo a coordenação de pesquisa e atividades de extensão. Também passamos a incluir licenças maternidade, paternidade e adoção na pontuação para progressão”, destaca a reitora Márcia Abrahão. Essas duas medidas foram aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) neste ano.

 

O novo módulo do Sigaa permite que os professores gerem automaticamente o Relatório Individual Docente (RID), que compila todas as atividades acadêmicas realizadas desde a última progressão. O programa identifica os semestres que compõem o período de análise, o interstício, preenchendo as atividades com base nas informações registradas no sistema e no currículo Lattes. Essa nova função vai substituir o Sistema de Avaliação de Desempenho Docente (SADD). O sistema permite que o docente inclua ou exclua atividades que desejar alterar.

 

SIMPLIFICAÇÃO – Desde a aprovação da Resolução Cepe nº 179/2017, a UnB tem simplificado e agilizado os processos de progressão e promoção funcional. “Processos que demoravam meses e até anos para se efetivar, atualmente, levam em média 30 a 45 dias. Então, com um sistema de mensuração do desempenho docente mais automatizado e com maior integração a base externas, como o currículo Lattes, a tendência é tornar ainda mais simplificado o processo de progressão e promoção funcional docente na UnB”, pondera a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes.

 

Três novas resoluções aprovadas pelo Cepe entre 2023 e 2024 alteraram a Resolução Cepe nº 179/2017, o que exigiu adequações no sistema. “O RID, em comparação com o SADD, automatiza a pontuação das principais atividades acadêmicas e de pesquisa, facilitando o processo de obtenção da pontuação. Além de ser intuitivo e automatizado, o RID tem uma integração com o Lattes, o que facilita a inclusão de artigos e de outras informações para a pontuação dentro do SIGAA”, explicou o secretário da Tecnologia da Informação, Jacir Bordim.

 

Com a plena implementação do novo sistema de progressão docente, o SADD terá seu uso descontinuado, ficando disponível apenas para fins de consulta ao histórico das informações ali cadastradas. No caso de professores que tenham registros no Sistema de Informações Acadêmicas de Graduação (Sigra) e Sistema de Pós-Graduação (SIPPOS), o SADD permanecerá ativo como ferramenta auxiliar para solicitar progressão referente a interstícios anteriores a 2020.