ÓRGÃOS COLEGIADOS

Relatório do Sistema Integrado de Gestão (SIG), referente aos avanços feitos entre 2020 e 2024, foi apresentado ao Conselho de Administração (CAD)

O secretário de Tecnologia da Informação, Jacir Bordim, detalhou que o SIG integra quatro grandes módulos: Sigaa, Sipac, SIGRH e SIGAdmin. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O relatório de implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG), que simplificou processos da Universidade de Brasília, foi apresentado ao Conselho de Administração (CAD) no dia 3 de outubro. Com o uso do sistema, desde 2017, atividades que antes levavam dias para serem concluídas passaram a ser resolvidas de forma ágil e on-line, como o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e os sistemas acadêmico (para graduação e pós-graduação) e de frequência.

O secretário de Tecnologia da Informação da UnB, Jacir Bordim, explicou que o SIG foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e detalhou o processo de modernização, que superou desafios como a incompatibilidade com novas tecnologias.

Com mais de 20 anos de uso e desenvolvimento, o SIG integra quatro grandes módulos: o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), o Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e o Sistema de Administração (SIGAdmin). “A implantação do SIG é contínua, pois o sistema está em constante evolução. Fazemos parte de uma rede colaborativa e também contribuímos com nossas demandas. Novos módulos serão adicionados com o tempo”, destacou o secretário.

“A utilização do SIG é um exercício de transparência. O sistema tem sido fundamental para a melhoria da governança na Universidade, especialmente em áreas como compras e orçamentos. Hoje, a UnB ocupa a 8ª posição entre 117 instituições avaliadas, com 90% de conformidade em todos os indicadores relacionados à boa governança pública. O SIG proporcionou essa integração, resolvendo problemas de comunicação entre sistemas que antes não conversavam. Parabenizo a UnB pelo avanço significativo nos índices de governança do Tribunal de Contas da União, transparência e gestão de risco”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.

>> Leia: UnB sobressai em indicador de governança do TCU

A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro, destacou o desafio de superar a resistência inicial à adoção do SIG. “Existe uma tendência de se acomodar com o que é precário, acreditando que é o melhor disponível. A mudança sempre gera resistência, mas hoje, sem o SIG, estaríamos enfrentando muito mais dificuldades em termos de organização da informação e capacidade operacional”, comentou.

A servidora Consuelo Galo, que fez parte da equipe técnica de implantação do SIG, ressaltou a importância dos portais públicos para a transparência institucional. “Toda a comunidade tem acesso a informações, relatórios, gráficos e dados quantitativos por meio desses portais. É também por meio deles que a comunidade externa interessada nas atividades de extensão pode acessar e realizar suas inscrições”, explicou.

Confira a íntegra da 438ª reunião do CAD, transmitida pela UnBTV: