AVANTE E ALÉM

Salto de qualidade nos programas de pós, nota máxima nos cursos de EaD, criação do Vestibular60+ e reformulação do PAS estão entre as conquistas

Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB
As práticas acadêmicas são uma das dimensões contempladas no Relatório de Autoavaliação Institucional. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

 

Avaliar a qualidade de uma instituição do porte da Universidade de Brasília, com população maior que a de vários municípios brasileiros, não é tarefa fácil. Por isso, na UnB essa tarefa é executada com metodologia de pesquisa criteriosa e que reúne dados de diversas fontes da comunidade interna e externa. O resultado pode ser conferido no Relatório de Autoavaliação Institucional 2024, documento que anualmente fornece ao público um panorama da UnB. 

 

O mais recente relatório refere-se ao ano de 2023 com dados de decanatos, unidades acadêmicas e administrativas; avaliações externas e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). 

 

>> Acesse aqui o Relatório de Autoavaliação Institucional 2024 

 

A autoavaliação traz um diagnóstico das dimensões em que a Universidade teve progresso e daquelas em há possíveis fragilidades. Por isso, o documento subsidia a tomada de decisão e a definição de prioridades pela gestão institucional. 

 

Entre as informações consolidadas está a avaliação de cursos, o desempenho da UnB em diferentes rankings internacionais, o tamanho da população acadêmica, a síntese do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), entre outros. O processo de autoavaliação é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e segue as recomendações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 

Presidente da CPA ressalta a potência do processo de autoavaliação institucional. Foto: arquivo pessoal.
Presidente da CPA ressalta a potência do processo de autoavaliação institucional. Foto: Arquivo pessoal

 

“O relatório é a culminância de um processo complexo e amplo que envolve diversos atores da comunidade, convidados a olhar para a Universidade em algum momento. Produzir uma síntese tão grande e transversal, a partir de uma infinidade enorme de processos e experiências de cada curso, unidade acadêmica ou administrativa, é um processo muito bonito e potente”, expressa o professor do Instituto de Física e atual presidente da CPA, Paulo Lima Junior. 

 

O relatório inicia o ciclo avaliativo 2023-2025, que abrange atividades como visitas da CPA às unidades acadêmicas da UnB com a realização dos Seminários do Programa AvaliaUnB.  

 

ENTENDA – A autoavaliação institucional tem como objetivo analisar ações, avaliar processos e propor melhorias para a Universidade. O documento estrutura-se em cinco eixos, conforme previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. São eles: 

                   

                    Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional 

                    Eixo 2: Desenvolvimento Institucional 

                    Eixo 3: Políticas Acadêmicas

                    Eixo 4: Políticas de Gestão

                    Eixo 5: Infraestrutura Física 

 

RESULTADO – Entre as conquistas da UnB em 2023 está a obtenção da nota 5 para os cursos de Educação a Distância (EaD), pontuação máxima na avaliação que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) durante o processo de recredenciamento institucional. Dez anos antes, a UnB havia obtido nota 3 neste mesmo exame, e agora seus cursos EaD alcançaram pontuação máxima em 46 dos 48 indicadores avaliativos. 

 

O salto de qualidade também ocorreu nos cursos dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da UnB, conforme resultado da avaliação quadrienal* feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

 

Em 2023, subiu para 54% a taxa de PPGs avaliados com notas 5, 6 e 7 – no quadriênio anterior o índice era de 37,7%. Além disso, caiu de 21,2% para 10,9% o número de PPGs com nota 3; e de 38,8% para 32,5%, os PPGs com nota 4 – evidenciado que vários dos programas subiram de posição. 

 

O relatório aponta outras conquistas no eixo de Políticas Acadêmicas, como o lançamento do Processo Seletivo para Pessoas Idosas em Cursos de Graduação (Vestibular 60+) e a reformulação do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB. 

 

Já o eixo Planejamento e Avaliação Institucional detalha os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Índice Geral de Cursos (IGC) e de diversos rankings da educação superior. 

 

No que tange aos rankings universitários, o relatório aponta que a posição da UnB em toda série temporal tem sido consistente, permanecendo entre as 10 ou 15 melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil; trocando posições no mesmo grupo de instituições de excelência. O relatório compila análises de seis diferentes rankings, tanto nacionais quanto mundiais. 

 

Os resultados consolidados em cada eixo avaliativo estão disponíveis na íntegra do relatório. Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pela CPA, basta acessar a página da comissão. 

 

*Saiba mais – A escala avaliativa da Capes estabelece os seguintes conceitos: 3, padrão mínimo de qualidade; 4, bom desempenho; 5, nota máxima para programas apenas com mestrado; 6 e 7, padrão internacional de desempenho para programas de doutorado. 

 

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