CONQUISTAS

Jaqueline Mesquita, do Departamento de Matemática, também é a pessoa mais jovem a presidir a Unión Matemática de América Latina y el Caribe

Jaqueline Mesquita, do MAT, preside a Sociedade Brasileira de Matemática e a Unión Matemática de América Latina y el Caribe (Umalca). Foto: Divulgação SBM

 

A docente do Departamento de Matemática (MAT) Jaqueline Mesquita foi eleita no fim de março a mais jovem presidente da Unión Matemática de América Latina y el Caribe (Umalca). Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) desde 2023, a professora torna-se agora a primeira brasileira a liderar a entidade, criada em 1995. A experiência acumulada vai contribuir, como observa Jaqueline: “O Brasil é um país de grandes desigualdades, com realidades muito distintas, e liderar a SBM significou entender essa diversidade e encontrar formas eficazes de atuar diante desse cenário. Vejo um paralelo claro com a América Latina e o Caribe, regiões que compartilham uma trajetória histórica marcada pela exploração e que, como consequência, enfrentam desafios estruturais e profundas desigualdades. No entanto, o potencial da América Latina e do Caribe na matemática é inegável”.

 

Com a missão de promover a colaboração, o intercâmbio e a comunicação entre matemáticos da América Latina e Caribe, a Umalca se divide entre três órgãos principais: a Assembleia Geral (AG); o Comitê Executivo (CE), que abarca do cargo de presidente; e o Conselho Científico (CC). Nestas duas últimas instâncias, o processo de nomeação dos membros ocorre com base em seus méritos científicos e seu desempenho na comunidade matemática.

 

Em toda a história da União, somente duas mulheres ocuparam a presidência, liderança máxima do Comitê Executivo. A primeira foi Liliana Forzani, professora da Universidade Nacional do Litoral, em Santa Fé, na Argentina. A pesquisadora, que assumiu o cargo no quadriênio de 2021-2024, passa agora o bastão para Jaqueline Mesquita, que estará à frente da Umalca até 2028.

 

“É uma imensa honra e um grande privilégio assumir a presidência da Umalca. Esse momento reforça não apenas a importância da diversidade na liderança, mas também o papel do Brasil no fortalecimento da matemática na América Latina e no Caribe”, afirma Jaqueline.

 

>> Leia mais no site da SBM