CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Krilltech, que tem produto único no mercado e destaca-se pelo potencial na agrotecnologia, inaugurou novas instalações em Brasília

Comitiva da UnB visitou unidade fabril da Krilltech em Brasília. Foto: Samara Prado/Cedes CDT

A Krilltech, uma das spin-offs mais proeminentes da Universidade de Brasília, celebrou a inauguração de sua nova fábrica na capital brasileira, estabelecendo um novo marco em sua jornada de sucesso. Com notoriedade no mercado, a empresa, que emergiu do Programa Multincubadora da UnB, destaca-se na área de agrotecnologia com o desenvolvimento do Arbolin Biogenesis, um produto único no cenário nacional.

Fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a UnB, a Krilltech nasceu de pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação da Universidade. O professor Marcelo Rodrigues, do Instituto de Química da UnB, ressalta que a empresa surgiu a partir de descobertas laboratoriais, inicialmente focadas em processos biológicos.

Após apresentarem suas pesquisas à Embrapa nos anos de 2015 e 2016, foram convidados a aplicar seu conhecimento no desenvolvimento de plantas, resultando na patente do Arbolin, um produto que modula o metabolismo primário das plantas. “A proximidade com a Universidade é fundamental para nosso sucesso", destaca Rodrigues, enfatizando a importância contínua da colaboração entre a academia e o setor privado.

A linha de produtos Arbolin da Krilltech oferece soluções inovadoras de fertilização para diversas culturas, utilizando tecnologia de ponta na agricultura e horticultura para aumentar o rendimento, eficiência e lucratividade dos produtores. Além disso, a empresa está desenvolvendo outras formulações orgânicas e ecológicas de nanobiofertilizantes e nanobiofortificantes, baseadas na tecnologia Arbolina, visando fortalecer as plantas, aumentar sua produtividade e resistência, e enriquecer os alimentos com nutrientes essenciais.

Rogério Faria, diretor de Operações Industriais da Krilltech, compartilha as expectativas para o ano de 2024, revelando planos ambiciosos para a produção da empresa. “Nossa expectativa é produzir 96 mil litros de produto, que cobrirão mais de um milhão de hectares de soja”, afirma Faria.

Durante uma visita à fábrica, em 6 de maio, a reitora Márcia Abrahão destacou a importância da pesquisa universitária como impulsionadora de inovação. “A trajetória da Krilltech, desde sua origem nos laboratórios da Universidade até sua consolidação como uma empresa de destaque no mercado, demonstra o potencial transformador da pesquisa acadêmica”, comenta a reitora.

Além disso, a reitora destacou a importância do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB. “Temos muito orgulho do nosso CDT. É crucial que nossos pesquisadores conheçam o CDT e todo o potencial da Universidade para a inovação”, acrescentou.

A diretora do CDT, Marielusa Chiarello, também participou da visita e ressaltou a importância do centro para a inovação. “Convidamos todos a conhecerem o CDT e a discutirem conosco como podemos contribuir com suas pesquisas e levar essas ideias para a sociedade.”

Com a inauguração de sua nova fábrica e planos ambiciosos para o futuro, a Krilltech reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável no setor agrícola, consolidando-se como uma protagonista na área de agrotecnologia no Brasil.

Para acompanhar mais sobre inovação e empreendedorismo na Universidade, acesse o Instagram @multincubadora.cdt.