REFERÊNCIA

Startup desenvolveu tecnologia inédita para viabilizar pagamento de débitos veiculares

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) incuba startups que podem se tornar grandes casos de sucesso, como a Zapay. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O engenheiro Callebe Mendes ainda era estudante da Universidade de Brasília quando criou a Zapay, em 2017. Mesmo imerso no mundo acadêmico, ele seguiu a paixão pelo empreendedorismo. Anos depois, liderou a startup voltada ao pagamento de débitos veiculares a números relevantes, como 100% de cobertura junto às unidades de Departamento de Trânsito no Brasil e arrecadação superior a R$ 1 bilhão em 2023.

Tais feitos o credenciaram a ser citado na lista Under 30, da revista Forbes, que reconhece os principais jovens de destaque em suas áreas de atuação. “Sinto que tenho um certo débito com a UnB, porque foi ela que me propiciou chegar onde eu cheguei”, afirma Callebe em entrevista à Coordenação de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial e Social (Cedes) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade.

Engenheiro pela UnB, Callebe Mendes se destaca hoje no empreendedorismo. Imagem: Reprodução

A Zapay continua sediada em Brasília e Callebe revela a ambição de fazer dela o primeiro Unicórnio do Cerrado. Unicórnio é um termo usado para se referir a startups que conseguem atingir a marca de R$ 1 bilhão em avaliação de mercado. “A gente não quis sair de Brasília, pois acreditamos que aqui tem gente boa que não é vista.”

O ex-aluno crê que a capital federal, tradicionalmente conhecida como terra dos concursos públicos, tem se destacado como um polo de empreendedorismo e inovação e se orgulha de liderar esse processo à frente de sua empresa.

CDT – Você sabia que a Universidade de Brasília desempenha um papel fundamental no apoio ao empreendedorismo, através do Programa Multincubadora de Empresas? O processo seletivo para incubar novos empreendimentos o está aberto, com inscrições disponíveis no site do CDT.

A entrevista completa com Callebe Mendes está no Instagram da Multincubadora. Siga para ficar por dentro de mais conteúdos sobre empreendedorismo e inovação na Universidade.