EXCELÊNCIA

Time composto por estudantes de Engenharias se destacou ao propor uso de tecnologia em prol da acessibilidade auditiva. Final é em setembro

Erick Rollemberg, Diogo Schwartz e Patrick Santos venceram a etapa Centro-Oeste da Biochallenge Brasil 2024, na categoria Auditiva. Eles fazem parte do capítulo Sociedade de Engenharia em Medicina e Biologia (EMBS) do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Foto: Arquivo pessoal

No início do mês de agosto, o campus da UnB no Gama sediou a etapa Centro-Oeste da Biochallenge Brasil 2024, uma competição nacional de engenharia biomédica que incentiva estudantes a desenvolverem soluções inovadoras integrando tecnologia e saúde. O time composto por estudantes da Universidade de Brasília venceu a fase regional e agora está classificada para a final, que acontece em setembro.

Diogo Schwartz, da Engenharia Elétrica, Erick Rollemberg, da Engenharia Eletrônica, e Patrick Santos, da Licenciatura em Computação, formaram a equipe Inimigos da FFT. O tema da competição foi Tecnologias Assistivas e o time se destacou ao propor um projeto para ajudar pessoas com deficiência auditiva em suas atividades diárias.

O software desenvolvido utiliza processamento de sinais e inteligência artificial para detectar sons presentes no dia a dia, como o choro de uma criança, campainha de porta, entre outros estímulos, gerando notificações ao usuário. A solução promove acessibilidade ao sinalizar, de forma visual, estímulos auditivos necessários para que pessoas surdas possam tomar atitudes em tempo real.

Estudantes e professores da UnB estiveram entre competidores e equipe organizadora da etapa regional Centro-Oeste do Biochallenge Brasil 2024. Foto: Arquivo pessoal

A UnB foi escolhida para sediar a fase regional Centro-Oeste por ser uma referência em programas de pós-graduação em Engenharia Biomédica. O professor Euler Garcia, da Faculdade UnB Gama, foi o organizador local e representante da UnB. A iniciativa do evento é do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB).

“Essa vitória na etapa regional evidencia tanto a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos na UnB como a capacidade dos alunos em criar soluções tecnológicas que podem ter um impacto significativo na vida das pessoas”, avalia o professor Euler Garcia. A final será durante o XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, de 2 a 6 de setembro, em Ribeirão Preto, São Paulo.

Para ir à final, os estudantes da equipe Inimigos da FFT estão organizando uma rifa para apoiar os custos. Quem tiver interesse em participar, deve ficar atento ao perfil EMBS UnB no Instagram.

*Com informações do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (Caene)