CONQUISTA

Time composto por estudantes de Engenharias e Computação já havia se destacado na etapa regional com projeto de tecnologia assistiva

Diogo Schwartz, Erick Rollemberg e Patrick Santos venceram a Biochallenge Brasil 2024, na categoria Auditiva. Eles fazem parte do capítulo Sociedade de Engenharia em Medicina e Biologia (EMBS) do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Foto: Reprodução Inatel

 

A Secretaria de Comunicação da UnB noticiou em agosto que a equipe Inimigos da FFT, composta por estudantes de Engenharia e Computação, venceu a fase regional da Biochallenge Brasil 2024, uma competição nacional de engenharia biomédica que incentiva estudantes a desenvolverem soluções inovadoras integrando tecnologia e saúde. O time se destacou ao propor um projeto de tecnologia assistiva para ajudar pessoas com deficiência auditiva em suas atividades diárias. Esse projeto venceu também a fase final da competição, em setembro, sendo escolhido o melhor em todo o Brasil na categoria Auditiva.

A final aconteceu em Ribeirão Preto, São Paulo, durante o XXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB). Para vencer a competição, Diogo Schwartz, da Engenharia Elétrica, Erick Rollemberg, da Engenharia Eletrônica, e Patrick Santos, da Licenciatura em Computação, apresentaram a ideia a uma banca avaliadora composta por especialistas e demonstraram o funcionamento do software projetado.

Entusiasmado com o potencial reconhecido do aplicativo, capaz de identificar sons e transformá-los em notificações na tela de computadores e smartphones para pessoas com deficiência auditiva, Diogo Schwartz garante que a equipe vai intensificar o desenvolvimento. “A ideia é transformar o projeto em uma publicação, verificar sua eficácia e, com isso, continuar aprendendo. Queremos possibilitar o acesso facilitado a toda a população”, diz.

>> Relembre a vitória na fase regional

 

*Com informações da Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.