RELEVÂNCIA

Marcello Ferreira, vice-diretor do Instituto de Física, foi escolhido para suceder Sílvio Salinas à frente do periódico Qualis A1, editado desde 1979

O professor Marcello Ferreira em sala de aula. Foto: Reprodução SBF

O físico Marcello Ferreira, professor e vice-diretor do Instituto de Física da Universidade de Brasília e ex-Pró-Reitor de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Física (SBF), é o novo editor-chefe da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF). A novidade foi anunciada pela SBF em 8 de agosto.

Nos últimos 15 de seus 45 anos, a revista foi liderada pelo professor Silvio Salinas, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. "É preciso agradecê-lo pela dedicação incansável, cumprimentá-lo pela transição que ele tem feito, por sua qualidade humana e científica, por seu trabalho responsável e cuidadoso, informando desde processos básicos aos mais complexos”, manifestou Ferreira a respeito de seu antecessor.

Ao lado de Nelson Studart (Ilum/CNPEM), Salinas passa agora à Editoria Associada Honorária da revista, a convite de Marcello Ferreira. “Ambos são cientistas reconhecidos pela comunidade científica e prestaram serviço de enorme qualidade à revista, à sua história e à sua consolidação. Mantê-los como editores honorários é importante para aconselhamentos, eventual arbitragem de pareceres controversos e para auxiliar a pensar as políticas da revista”, diz o novo editor-chefe.

A RBEF é um periódico de acesso livre editado pela SBF desde o ano de 1979, que conta com o apoio editorial da ScIELO, de área temática na interface entre as humanidades (ensino) e a Física. É uma revista científica de grande importância e reconhecimento no Brasil e na América Latina, avaliada no estrato superior do Qualis, com conceito máximo denominado A1.

>> Acesse o material completo publicado pelo Boletim SBF